Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Artigo
27/02/2012 | A TV e nossas vidas
A TV em nossas vidas
Bastou alguns dias de folga durante o carnaval, para notar que se juntarmos alguns programas de TV eles vão nos oferecer solução para quase todos os problemas do nosso dia a dia, seja de saúde, sentimental ou convívio familiar.
Nesses programas, é muito comum ouvirmos pessoas bem sucedidas ou vitoriosas em algum momento de suas vidas, “ensinarem” que se você lutar, você consegue vencer, alcançar seu objetivo, ser um vencedor,etc.
Até aí está tudo certo, nada a contestar, mas... As “receitas” oferecidas realmente funcionam? Principalmente se tratando de um universo de espectadores tão diversificado, sendo que nenhum dos apresentadores ou profissionais de consultoria envolvidos conhece in loco cada uma das dificuldades pelas quais eles passam.
O advento da televisão trouxe uma democratização de informações e imagens, que até hoje ainda é objeto de discussão, e com o surgimento da internet, muitos acham que a televisão já não influencia mais como antes, o que é um erro. É claro que podemos mudar de canal, mas mesmo assim, não há como negar sua influência na vida das pessoas sem fazer distinção de classes, o que pelo lado da informação, é uma vitória para a Democracia.
Por outro lado pode não ser tão bom, pois àquele comercial do carro mais luxuoso, com certeza será visto tanto numa mansão quanto num barraco de favela, e não raras vezes imagens de fome e miséria, não serão vistos em nenhum dos dois.
Mas voltando aos programas de TV, eles criam a expectativa de que seguindo os conselhos do tal programa, a vida vai mudar, seus problemas de saúde vão desaparecer, criando verdadeiros deuses da verdade, acima de uma consulta médica, de uma vida mais regrada ou mesmo de uma boa conversa com um amigo.
 E como meio de informação esbarra no interesse financeiro, já que boa parte, senão a maioria, dos anunciantes ou são do estado, ou muito ligados a ele, desta feita vimos programas polêmicos, investigativos, de cunho denunciativo descambar para o divertimento gratuito, sem qualquer compromisso com a formação de opinião.
Enquanto o povo, embalado pela internet, acha que o poder da TV não é mais o mesmo, aquele que de alguma forma está junto ao poder, sabe muito bem o que a TV representa; Talvez isto explique tantos programas sem noção e de entretenimento fútil.
Sempre assistia ao programa Casseta e Planeta, que com seu humor sarcástico alfinetava muita gente, e salvo uma desinformação minha, será que é por isso que não voltaram a grade da emissora? Quem souber poste um comentário!
Bem... Chega! Não se esqueça de ver sempre o lado crítico do que assiste, pense bem, se você não gostasse desse ou daquele programa, que defeitos veria nele?
Até mais! E seja Feliz, afinal que mal há nisso??
Fonte: José Carlos Barbieni

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de José Carlos Barbieni
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

919 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções