Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Artigo
29/03/2015 | Edson Elias de Oliveira: De que lado você está?( Mt.13 10-17)

 “Muitos profetas e homens cristãos desejaram ver o que vocês têm visto, e ouvir o que vocês têm ouvido, mas não puderam”. V. 17

Há uma pequena anedota que contam sobre uma igreja no Interior:

“O líder daquela igreja era um homem de vida simples, de pouca cultura, mas de muita fé, fervor e zelo. Homem muito correto e preocupado em obedecer a Bíblia literalmente.
 
Um dia, fazendo estudo da palavra disse para todos na igreja que precisavam parar de jogar futebol. E todos perguntavam: por que?
 
Os homens daquela igreja gostavam de ‘bater uma bolinha’ e já há muitos anos que era comum esta prática. O líder respondeu: - “Porque está na Bíblia. Em Mt.13, Jesus ensinava “pará bola”. (o correto Jesus ensinava por parábola).
 
A parábola é um método de ensino e Jesus se utilizou muito dele, com ímpar maestria. Jesus a usava quando tinha um conceito profundo a ensinar e esperava de seus ouvintes uma tomada de posição ou mudança de comportamento.
 
A parábola é uma pequena história que pode ser, verídica ou fictícia. Ela pode ser direta ou alegórica. Como a Parábola do Semeador, onde cada elemento da parábola tem significado diferente. Costumeiramente a Interpretação da parábola é simples e de grande profundidade e sua conclusão é de aplicação, do tipo “Você decide”. Quando Jesus ensina por parábola e não conclui o que quer, deixa o ouvinte decidir o que fazer. Na parábola de Semeador, ele faz uma analogia dos tipos de solos com os tipos de corações: duro, rochoso, cheio de matos e espinhos e terra boa. Assim existem muitos tipos de corações. E o seu como é? Na parábola do bom Samaritano as perguntas são: Quem é o teu próximo? E o que precisa fazer por ele?
 
Decida-se de que lado você está.
 
Embora as parábolas fossem de fácil compreensão, grande número de pessoas compreendiam e outras não queriam compreender, pois exigia mudanças de atitudes e transformação de vida. Por isso, Mateus compara o seu ministério ao do profeta Isaías (o profeta que durante seu ministério não teve conversões, pois as pessoas não queriam ouvir). Estas pessoas são infelizes. Mas os que ouvem mudam de atitude e deixam a Palavra de Deus transformar suas vidas, e se tornam felizes .
 
Diante das parábolas de Jesus “Você decide”! O que fará de prático: Tire a sua conclusão e decida de que lado você pretende ficar dos que ouvem e obedecem, dos que não ouvem, e ainda, dos que ouvem e não obedecem.
Fonte: Edson Elias de Oliveira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Edson Elias de Oliveira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

859 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções