Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Janeiro de 2020
Artigo
24/04/2012 | José Carlos Barbieni: 2º Pecado capital- Avareza

 Olá a todos, de volta com os sete pecados capitais, hoje escrevendo sobre a Avareza e a virtude correspondente, a Generosidade.

 
Segundo a Wikipédia (Enciclopédia livre na internet), Avareza vem do Latim “Avaritia”, também é sinônimo de Ganância, de desejo incontrolável de possuir qualquer coisa, muito confundido com “muquirana” e “Mão de vaca” que também são pessoas excessivamente apegadas ao que tem, mas estes são especificamente apegados ao dinheiro.
 
Talvez o personagem criado por Charles Dickens seja o que melhor descreve o Avarento, aquele velho rabugento retratado em diversos filmes, onde ele é visitado pelos espíritos dos natais do passado, presente e futuro; Invariavelmente o Avarento torna-se um escravo daquilo que tem e quer, abdicando de lazer, amizades e tantas outras coisas, em favor daquilo a que se apegou e exageros a parte, todos nós somos de alguma forma um pouco avarentos, pois quase sempre queremos mais daquilo que já temos, só pra refletir... Quantos pares de sapatos ou tênis você tem? Quantas camisetas e calças? Analise bem e descubra se realmente USA e PRECISA de tudo que tem, e quantas outras coisas já não poderiam ter sido doadas a alguma instituição, por exemplo.
 
Ao lado da avareza, há um comportamento igualmente ruim, mas completamente adverso, que é usado pelo esbanjador, aquele que gasta inconseqüentemente, seja o dinheiro, seus bens e até a própria saúde com suas atitudes. Se o avarento deixa de viver a vida para ter cada vez mais, o esbanjador a vive para ter cada vez menos, até o dia em que tal qual o avarento, também não consiga viver mais nada, mostrando serem dois grandes insensatos.
 
A Generosidade aparece como virtude nesse caso, mostrando que através do comportamento de desapego ao material nós poderemos viver melhor, ou seja, basta pensarmos um pouco para percebermos que praticar boas ações, dividir algo nosso com alguém, mesmo que seja apenas o tempo, já nos trará uma ótima sensação.
 
Muitos devem estar pensando na dificuldade de se encontrar alguém ou alguma instituição que REALMENTE PRECISE E MEREÇA um ato de generosidade, face a tantos golpistas e espertinhos que existem por ai, mas se um dia você for julgado por seus atos, o que importa mais... O seu ato de Generosidade ou o eventual desperdício que o beneficiário fará com o que você lhe doou que via de regra, a partir do momento que você doa não mais lhe pertence.
 
No próximo post escreverei o que penso sobre a Soberba e a Humildade, até lá!
 
Saúde e Paz a todos.               Jkarlosbarbieni@gmail.com
Fonte: José Carlos Barbieni

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de José Carlos Barbieni
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

702 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções