Carregando aguarde...
Itapira, 30 de Maro de 2020
Artigo
04/09/2014 | José Carlos Barbieni: Cuidado! Seu e-mail pode estar hackeado.
Olá pessoal, de volta, e dessa vez para alertar sobre algo que muitos já devem estar carecas de saber, mas não custa divulgar.
É o seguinte, você chega de manhã no seu comércio, ou à noite em casa, vai acessar a internet, visitar o portalcidade, dar uma lidinha nos meus textos (Obrigado!), etc e tal, e pra quem usa e-mail, lógico que vai ver seus e-mails... E ai vem surpresa pra você.
Além daqueles que você já está habituado a receber, inclusive alguns que não gosta, dá de cara com um e-mail de banco informando que há uma adesão de segurança pendente em sua conta (Que muitas vezes sequer existe), indicando um link para acessar um formulário para regularização, se vir isso, fique calmo não se apavore nem faça nada ainda.
Se um e-mail sobre regularização já te apavorou, que dirá um em que haja boletos para pagamento de títulos protestados, cheques devolvidos, débitos fiscais e por ai afora... É “Pânico na Net” (Vou registrar isso, se ainda não houver)
Bem, chega de brincadeira, o fato é que e-mails assim costumam assustar e prejudicar as pessoas que por descuido ou por coincidência de fatos, acabam abrindo os anexos e links de e-mails maliciosos, que na maioria das vezes querem roubar seus dados bancários, e outros dados importantes.
A dica é até repetitiva, mas vale a pena repetir de novo:
Polícia Federal, Receita Federal, Bancos, Serasa, Ministério da Justiça, Judiciário em geral, Redes de TV, Redes de Telefonia e Órgão Públicos, não vão te enviar e-mail, qualquer comunicado, intimação ou cobrança SEMPRE SERÁ ENVIADA POR VIA IMPRESSA.
E-mail com links do tipo “acesse aqui as informações”, Com prêmios oferecidos por quem quer que seja, E-mail de Desconhecidos querendo compartilhar algo, e-mail que solicite seus dados a título de “atualização”, E-mail que solicitar alteração de senha sem você desejar ou pedir anteriormente, são golpes, exclua esses e-mails ou marque como “Lixo Eletrônico”.
Não se apavore mesmo se tiver alguma dúvida, procure saber pessoalmente sobre a veracidade do que te preocupa, e em caso de suspeita de que seu e-mail foi invadido, ou que alguém possa estar de posse de seus dados, pense seriamente em fazer B.O (Boletim de Ocorrência), pois, hackers poderão fazer dívidas em seu nome, causando muita dor de cabeça.
E já que está na internet mesmo, que tal pesquisar mais sobre o assunto.
http://www.brunocunha.com/blog/tecnologia/reconhecer-emails-falsos/
Até mais!
Gostou? Não gostou? Comente.
 
A todos muita paz e saúde e proteção.
José Carlos Barbieni – Serralheiro - Técnico em Informática e Administração
Formado na ETEC “João Maria Stevanatto” Itapira-SP
jkarlosbarbieni@gmail.com

  

Fonte: José Carlos Barbieni

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de José Carlos Barbieni
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

191 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções