Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Janeiro de 2020
Artigo
15/01/2014 | José Carlos Barbieni: Já perguntou ao Google Hoje?
Olá a todos, de volta novamente.
Não é difícil encontrar na internet textos, charges e até piadas sobre as mudanças que a internet trouxe para nossas vidas, e olhe que nem é preciso mencionar as facilidades de compra e relacionamento.
A internet trouxe aos seus usuários algo que somente grandes personalidades e jornalistas podiam fazer, ou seja, o direito de se expressar, de opinar sobre os fatos do dia a dia ou sobre algum assunto em especial, bastando uma rápida busca para perceber que há sites e Blogues sobre qualquer assunto.
Tudo isso vivenciado nos comentários, nos blogues e nas redes sociais, onde aparentemente se compete para ver quem tem mais “seguidores”, muito embora se conheça muito pouco deles, afinal acreditar cegamente num perfil, numa foto postada como sendo da pessoa, chega a ser ingenuidade.
Porém, essa facilidade de comunicação e acesso à informação trouxe consigo o fim da necessidade de se aprender, de reter a informação como aprendizado para uso futuro, uma vez que se for novamente necessário pesquisar algo, basta digitar novamente e pronto, lá estará a resposta procurada, sem nenhum esforço.
Ainda não entendeu? É simples, responda rápido alguma dessas perguntas... Qual o telefone de sua Mãe, Namorado (a), qual é a placa de seu carro ou o que significa “Anti-Histamínico”?
É claro que nem todo mundo tem facilidade para decorar números, e ninguém exceto médicos e farmacêuticos tem obrigação de saber o que é um anti-histamínico, que é a denominação de remédios contra sintomas de alergia.
O ponto central não é saber ou não saber, mas a disseminação da informação de forma indiscriminada, e às vezes sem critérios de avaliação de que seja verdadeiro ou não, que nesse caso é o grande perigo, já que nos acostumamos tanto a acessar a informação que não nos damos ao trabalho de checá-la.
Se por um motivo qualquer a agenda do celular embaralhasse os números e contatos, seria um Deus nos acuda para se lembrar dos números mais importantes, bem como essa facilidade de acesso tiraram de Professores, Médicos e outros a exclusividade do saber, serão substituídos? É claro que Não!
Hoje em dia é cada vez mais comum vermos alunos acharem que aprendem mais na internet, do que em salas de aula, e pacientes que antes de irem ao médico já tenham feito uma boa pesquisa sobre aquilo que “acham” ter, colocando-se a frente de um médico, descrevendo o problema e a solução, só faltando prescrever e assinar a receita.
Novos tempos e uma nova realidade onde profissionais de toda sorte se vêem diante dessa grande concorrente, e antes que achem que esse texto tenha a pretensão de enaltecer a internet, acho que nada substitui o calor Humano da presença física, a verdade na entonação de voz e no olhar de quem nos responde algo.
Só pra terminar... Se você é pai, quando foi a última vez que seu filho lhe perguntou algo ao invés de perguntar ao Google? Ah sim, não precisa pesquisar nada, segue aí a descrição de anti-histamínico da Wikipédia.
“Um antagonista de histamina (Também chamado de anti-histamínico) é uma droga farmacêutica que inibe a ação da histamina, bloqueando a sua ligação aos receptores de histamina, ou a inibição da atividade enzimática da histidina descarboxilase, catalisando a transformação de histidina em histamina (Anti-Histamínicos Atípicos). É normalmente utilizado para o alívio de alergias provocadas pela intolerância de proteínas”
(Fácil não? Se duvida, é só digitar pra conferir ou faça melhor ainda, pergunte ao seu médico ou farmacêutico de confiança)
A todos, Paz, Saúde e Prosperidade em 2014!
José Carlos Barbieni – Serralheiro- Técnico em informática
Técnico em administração na Etec “João Maria Stevanatto”- Itapira-SP
Fonte: José Carlos Barbieni

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de José Carlos Barbieni
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

898 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções