Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Janeiro de 2020
Artigo
04/06/2012 | José Carlos Barbieni: Liberdade e Democracia

Mais uma vez olá a todos os internautas e leitores do portal, de volta com mais um texto, espero que gostem e reflitam (Quanta pretensão não??)
O lema da inconfidência mineira, muitos devem se lembrar que era “LIBERTAS QUAE SERA TAMEM”, ou seja, “Liberdade ainda que Tardia”, palavras estas presentes na Bandeira do estado de Minas gerais, que retratam a importância da liberdade individual e coletiva, que deve ser perseguida não importe quanto tempo leve.
A liberdade é tão importante e valiosa que diga se de passagem, segundo a Bíblia, nós trocamos o conforto de um Paraíso controlado pela liberdade do conhecimento, com um empurrãozinho do mal é verdade, mas essa passagem simboliza claramente a nossa opção por liberdade, e tanto no paraíso como nos dias de hoje a escolha foi e sempre será nossa.
Em muitos lugares a liberdade só veio com muita luta, e quase sempre à custa do sacrifício de  pessoas que deram a vida para que as gerações futuras pudessem viver em liberdade, nossos mártires da liberdade talvez se revirem em seus túmulos, vendo a futilidade e o desdém com que tratamos a liberdade conquistada à duras penas por eles.
Vivemos numa geração que não sabe o que é repressão, opressão, ser proibido de pensar, de reunir-se e se expressar, e quando vem alguma restrição como a lei anti-fumo, a lei seca, rodízio de veículos, etc e tal, é um Deus nos acuda, onde já se viu isso?? O estado não pode fazer isso!!! Tais leis são só a ponta do iceberg do que realmente seria um estado interventor na vida do cidadão.
Sem um estado de direito e Democrático, onde as leis devem ser a regra máxima da convivência, leis estas que devem promover a igualdade de tratamento a quem quer que seja, sem tudo isso e mais, a sociedade e o cidadão nada valem.
A IGUALDADE de tratamento é o pilar maior da DEMOCRACIA, que infelizmente até hoje ainda falta na sociedade, talvez ainda não tenhamos decidido qual igualdade queremos, a igualdade entre as classes sociais, onde o estado cuida para que ninguém seja tratado diferente, ou a igualdade individual de oportunidades, de direitos e obrigações, mas onde pessoas possam se destacar segundo se trabalho.
Não fosse a Democracia, eu não estaria livremente expressando minha opinião e você meu caríssimo leitor seria proibido de ler estas e tantas outras idéias muito mais instigativas postadas diariamente nos meios de comunicação.
Na Bandeira Brasileira, símbolo máximo da nação, está escrito a frase “ORDEM E PROGRESSO” que serve ou deveria servir de rumo para todos indistintamente, seja para o estado a fim de nortear suas ações, aos representantes de instituições sagradas para a Democracia ou para o cidadão comum no seu dia a dia.
Bem que o lema da Bandeira poderia ser: “Liberdade, Igualdade, Ordem e Progresso”
Por que escrevi tudo isso??
Porque brincar com a Liberdade, as Leis e com a Democracia, pode ter um preço alto demais!!
Muita saúde, Paz e Prosperidade a todos!!
José Carlos Barbieni 

Serralheiro e técnico em informática pela Etec Itapira                         Jkarlosbarbieni@gmail.com 

Fonte: José Carlos Barbieni

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de José Carlos Barbieni
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

844 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções