Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Janeiro de 2020
Artigo
10/04/2012 | José Carlos Barbieni: Quanto deve ganhar um Vereador?

Olá a todos!
“Quem sabe, não sabe nada se não compartilha.
É caros Itapirenses, os nossos vereadores SE DERAM um belo aumento de salário, que a bem da verdade, passará a vigorar no próximo mandato. Se tentarmos analisar friamente, com calma, veremos muitas questões acerca desse episódio.

Há quanto tempo não se reajusta o salário dos vereadores? Por lei, cabe a atual legislatura estabelecer o salário da próxima? O único critério que eles poderiam usar é o da relação com salário dos deputados, não importando se é alto demais em relação à renda média da cidade? E as verbas a que eles têm direito, também são reajustadas na mesma proporção? Em algum momento eles pensaram no povo? Vamos a algumas ponderações:

As pessoas costumam dizer que Vereador só trabalha algumas horas por semana, o que não é totalmente verdade, já que se encontrarmos um vereador na rua, em qualquer horário, podemos de forma civilizada é claro, perguntar-lhe sobre um voto seu, sobre aquela proposta que ele vem defendendo, etc. Enfim, um vereador está a serviço das suas funções a qualquer tempo, devendo mesmo que não solicitado, estar atento as necessidade da cidade. (que bom se fosse assim!)
Quanto deveria ganhar um vereador? Uma pergunta muito subjetiva se pensarmos num vereador consciente e honesto, ainda que ganhasse dez mil por mês poderia dar lucro ao município se apresentasse um projeto que economizasse cinqüenta mil ao mês, por exemplo, ao passo que um vereador desonesto certamente daria prejuízo em desvios e corrupção, mesmo que “trabalhasse” de graça, o que, aliás, é o desejo de muita gente, mas que levante a mão quem trabalharia e tornaria sua vida pública... De graça!

A política é um meio sujo, que não raras vezes destrói a vida pessoal de quem se aventura nesse meio. É claro que o salário de um vereador deve ser compatível com sua função, responsabilidade e dissabores que certamente vai enfrentar ao longo do mandato, porém isso não justifica fazer seguro de vida à custa do dinheiro público, quer seja pelo salário fora da realidade local ou por outros meios, ainda piores.

Infelizmente, a lei não nos da tanto poder sobre nossos “Funcionários”, os vereadores, pois eles decidem se trabalham ou não e quanto vão ganhar, restando-nos pagar a conta, mas da mesma forma que um patrão, podemos decidir se queremos ou não esse “funcionário” na nossa empresa (Itapira), nas próximas eleições.

Saúde e paz a todos!                                  jkarlosbarbieni@gmail.com

Fonte: José Carlos Barbieni

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de José Carlos Barbieni
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

692 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções