Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Janeiro de 2020
Artigo
14/09/2014 | José Carlos Barbieni: Você se acha ignorante?
Olá pessoal, de volta, pra mais um dedo de prosa,
A pergunta é seca, na lata... Você se acha, ou já te tacharam de ignorante?
Presumo que sua primeira reação deva ser de quem não goste muito, nem mesmo de uma pergunta dessas, quanto mais se alguém te chamar de ignorante, mas, passado o primeiro momento, é hora de analisar em primeiro lugar o conceito de ignorante, veja ai:
Ignorante é um adjetivo e substantivo de dois gêneros da língua portuguesa com origem no termo em latim ignorante. Ignorante é uma palavra que caracteriza uma pessoa que ignora, que não tem instrução, que é estúpidotoloineptoimbecil e revela falta de saberdesconhecimento imperícia
Agora que já temos a definição, a qual não é nada agradável, vem a pergunta do porque de se perguntar uma coisa dessas, qual a utilidade dessa resposta, que penso eu, a grande maioria responderá que não, ou seja, que não se consideram ignorantes, afinal se estão navegando na internet e se dando ao trabalho de ler esse texto, certamente ignorantes não são.
A razão desta pergunta é a eleição, isso mesmo a própria que se aproxima e cuja campanha já está ai na televisão todas as noites para que ao menos algumas vezes, os eleitores assistam, e convenhamos que com as peças raras que se apresentam, pode ser até divertido (Tem gente que acha melhor que programa humorístico).
Bom, vamos ao que interessa... Quem costuma navegar pelos comentários das notícias sobre as eleições, deve ter notado alguns comentários sobre a relação entre as promessas dos candidatos e a ignorância do eleitor, tanto na ignorância pela definição acima, como no ignorante político, que é aquele que mal conhece os candidatos.
As críticas são contundentes, descrevendo que os candidatos se aproveitam dessa tal ignorância do eleitorado fazendo promessas que dificilmente serão cumpridas, ou ainda apostando num jogo psicológico, que se o eleitor escolher o adversário, a coisa vai piorar, os problemas vão continuar e por ai afora.
É certo que todos nós precisamos pesquisar para saber do histórico de vida do candidato que pretendemos escolher, pois serão alguns anos de resultados positivos ou negativos, obtidos pela nossa escolha, assim como também é certo que há candidatos apostando nessa ignorância, ou no mínimo, na nossa apatia em relação às eleições para se eleger.
Quem garante que este ou aquele candidato é o melhor? A resposta correta seria seu passado, suas ações, suas escolhas, seus compromissos assumidos e cumpridos, e também a sua postura diante dos adversários.
Como garantir, se não a melhor, ao menos uma boa escolha?
Assistir ao menos um pouco os programas eleitorais, pesquisar na internet, prestar atenção nos noticiários políticos e econômicos, isso não é perda de tempo, é uma avaliação necessária a um acionista desta grande empresa chamada Brasil, afinal, se um empresário pode saber de nossa vida ao nos contratar, nós temos a obrigação de saber da vida daqueles que vamos contratar também.
Ao longo da campanha, os nomes vão se formando, e acabo me decidindo por este ou aquele candidato, consciente de que posso votar errado por ter avaliado mal as propostas, ou talvez por não ter as opções que gostaria, mas por IGNORÂNCIA, não!
Até mais!
Gostou? Não gostou? Comente.
 
A todos muita paz e saúde e proteção.
José Carlos Barbieni – Serralheiro - Técnico em Informática e Administração
Formado na ETEC “João Maria Stevanatto” Itapira-SP
jkarlosbarbieni@gmail.com

  

Fonte: José Carlos Barbieni

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de José Carlos Barbieni
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

751 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções