Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Outubro de 2020
Artigo
11/07/2014 | Lucas de Oliveira: A internet na Copa do Mundo
Antes que a bola rolasse, muitas críticas surgiram sobre a infra estrutura que o país possui, uma das questões abordadas foi a telefonia e a internet que seria oferecida e mostrada ao mundo. Muitos acreditavam em um apagão generalizado na telefonia e nos serviços derivados dela no país. Até o momento não há relatos de tais desastres, o que nos leva a questionar se as criticas não foram duras ou injustas. O fato é que algumas táticas foram as principais responsáveis pelo “sucesso” das operações durante as partidas e não correspondem a má qualidade oferecida diariamente por elas, que mesmo com taxas exorbitantes de transferencias de dados mantiveram-se funcionais. As operadoras uniram-se e criaram um consórcio no qual todas colaboraram e dividiram o sinal igualmente entre elas e uma forte estrutura de alta disponibilidade prevendo desastres e possíveis trocas de antenas foi planejado e esta em andamento. A operação também tem como principal “arma” uma rede wifi gratuita dentro de todos os estádios com a finalidade de atrair os espectadores evitando congestionar as antenas próximas ao estádio e causar um “efeito dominó” em toda a infra estrutura local. Apesar de parecer uma falta de preparo ou a famosa “gambiarra” das operadoras que operam no Brasil, estratégias como estas adotadas para a Copa são utilizadas em várias partes do mundo em grandes eventos, como por exemplo, no Superbowl americano que em sua final atingiu uma marca de 1,9 terabyte de transferência de dados e que foram superados nos 10 primeiros dias de Copa no Brasil. Quando a questão é tecnologia e infra estrutura precisamos ter mente que o planejamento é a etapa mais importante da implantação, nem mesmo a melhor estrutura do mundo em telefonia suportaria tais níveis de acesso se não houvesse um planejamento específico para as áreas de alto impacto. Portanto, antes de montar sua rede, doméstica ou corporativa contrate e consulte profissionais capacitados com experiência no assunto, sua rede pode ser pequena e não sofrer grandes impactos mencionados acima na matéria, mas uma rede bem estruturada e planejada lhe fará perceber nos detalhes o quanto vale a pena começar com o pé direito.
 
A LSO Tecnologia é uma empresa que conta com profissionais capacitados e certificados em infra estrutura de redes, planejamento e implantação de novas tecnologias. Entre em contato pelo telefone: (19) 3813-2472 ou visite a empresa em seu novo endereço: Av. Rio Branco, 529
Fonte: Lucas de Oliveira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Lucas de Oliveira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

935 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções