Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Outubro de 2020
Artigo
21/04/2014 | Lucas de Oliveira: Código aberto, podemos confiar?

 Na semana passada foi divulgado, mundialmente, uma falha que trouxe vulnerabilidade a milhares de sites da internet. A falha ocorreu em um sistema de criação de certificados eletrônicos chamado OpenSSL.

O OpenSSL consiste em uma implementação em código aberto que se comunica com os protocolos SSL e TLS e estão diretamente ligado aos sites que possuem links seguros indicados em seu navegador pelo https no início do link.

A vulnerabilidade já foi corrigida, mas é necessário uma atualização por parte dos sites que utilizavam esta ferramenta. Dentre os sites afetados estão grandes marcas como: Gmail, Facebook, Yahoo, dentre outras. Para todos os serviços afetados é indicado que a sua senha seja alterada após a correção por parte do site em questão. O site mashable.com publicou um link (http://mashable.com/2014/04/09/heartbleed-bug-websites-affected/) no qual exibe um catalogo de todos os serviços que já foram corrigidos e sugere a troca da senha quando viável.
 
Há sempre uma desconfiança quando se diz que um programa é em código aberto, as justificativas dos que defendem o código fechado é que os erros e vulnerabilidades de programas em código aberto estão expostos para qualquer programador explorá-los. Contrapartida a este pensamento estão as milhares de falhas encontradas em sistemas fechados, como por exemplo o Windows, da Microsoft, que segue esta filosofia. O Windows XP que foi oficialmente descontinuado nesta semana está no mercado a 12 anos e conta com um grande histórico de falhas e há quem aposte que muitas delas ainda não foram exploradas. O que gera um grande alarme para os que utilizam o segundo sistema mais utilizado no mundo pois correm risco de não ter suporte da fabricante do produto.
 
Independente da sua escolha do sistema para o seu computador é importante que você esteja antenado nas notícias que surgem sobre o seu sistema e dos sites que você utiliza. A LSO Tecnologia é uma empresa que tem profissionais que trabalham e estudam o setor de tecnologia da informação a mais de 15 anos e sabem como se portar em dificuldades que os sistemas modernos podem nos proporcionar, atendemos ao público doméstico e empresas que necessitam uma consultoria na área tecnológica. Consulte nosso atendimento pelo telefone: (19) 38132472.
Fonte: Lucas de Oliveira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Lucas de Oliveira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

863 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções