Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Outubro de 2020
Artigo
22/10/2013 | Lucas de Oliveira: Os perigos da rede sem fio

A internet sem fio, que também é conhecida como Wireless ou Wi-Fi surgiu em 1997 para suprir a necessidade dos computadores que ficavam em locais inacessíveis para cabos. Com o surgimento dessa tecnologia, os computadores que antes eram exclusivamente para utilização fixa, ganharam mobilidade e novas tecnologias como notebooks, celulares, tablets e outros aparelhos começaram a ganhar vida. É muito comum encontrar rede sem fio nas empresas, casas, lojas e shoppings.

O que a maioria das pessoas esquece é que a rede sem fio possui um raio de funcionamento que pode ir além do espaço físico da empresa ou da casa, facilitando o uso de pessoas não autorizadas. Um problema pode ser reduzido com a autenticação por senha.

O mecanismo de autenticação funciona da seguinte forma: a senha é configurada no roteador (aparelho responsável pela transmissão da internet via rede sem fio) e salva nos computadores móveis. A toda solicitação do computador para o roteador (como por exemplo: acesso a um site), esta senha é transmitida e aceita ou não pelo aparelho.

Já existem softwares que captam senhas na hora da transmissão e libera o acesso para pessoas não autorizadas. Por conta disso, tipos de encriptografias foram implementados aos roteadores atuais, como nada é 100% seguro, devemos sempre monitorar as conexões ativas em nossos roteadores e, também, utilizar senhas difíceis, com mudança periódica.

 

A LSO Tecnologia é uma empresa especializada em segurança da informação de sua empresa ou rede local. Entre em contato com um de nossos representantes e descubra quais medidas devemos tomar para proteger seus dados. Agendamentos pelo telefone: 19 - 3813-2472

Fonte: Lucas de Oliveira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Lucas de Oliveira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

875 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções