Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Outubro de 2020
Artigo
14/12/2014 | Lucas de Oliveira: Quanto vou gastar com TI?

Sempre que uma empresa precisa fazer um investimento em TI, seja ele em máquinas para funcionários, internet melhor, servidores ou infra estrutura da rede, surge a seguinte pergunta: Quanto vou gastar em materiais de informática para deixar minha empresa tecnologica­mente eficaz?

A pergunta acima, precisa ser melhor formulada, os materiais de informática não são apenas um custo para a empresa, eles trarão benefícios. Uma empresa que possui maquinas ultrapassadas limitam o poder de eficiencia e da produtividade dos funcionários. Por outro lado, uma empresa que investe em tecnologia tem condições de ser mais competitiva e organizada. Portanto, a pergunta correta deveria ser: Como investir corretamente e quanto posso economizar ivestindo em tecnologia em minha empresa?

Ao contrário do que muita gente pensa, o investimento em máquinas pode ser feito aos poucos e não tem um custo alto. O importante é saber identificar os setores emergentes e planejar um investimento a médio e longo prazo, desta forma, a empresa não sentirá o investimento que estará fragmentado e em pouco tempo todo o parque tecnológico estará atualizado, restando apenas a manutenção e upgrades rotineiros. Já na parte de infra estrutura e servidores, para pequenas empresas existem diversas ferramentas via web que suprem a necessidade de um servidor fixo no local, para médias empresas existem servidores especialmente desenvolvidos para redes de baixa utilização que são mais baratos e ainda robustos.

A mentalidade das empresas vem mudando conforme o tempo e o investimento em TI já passa a ser parte do orçamento de muitas delas, hoje os administradores sabem que a compra de um computador usado, por exemplo, pode trazer mais prejuízo para a empresa pois depende muito de como a máquina foi utilizada anteriormente. Da mesma forma, em um futuro próximo as empresas vão tratar o investimento em TI como uma necessidade na manutenção do desempenho de suas rotinas.

Para concluir, devemos tomar alguns cuidados: Altos investimentos em TI não necessariamente trará o retorno esperado caso o investimento não seja direcionado corretamente, ou seja, investir em setores e com­ponentes que não necessitam de atualização pode ser um disperdício para a empresa e é muito comum no mercado.

Procure por profissionais e empresas que saibam identificar as falhas e ofereçam alternativas viávies e que façam valer o dinheiro investido, empresas que são especializadas em consultoria de TI e não somente em vendas.

A LSO Tecnologia é uma empresa especializada em terceirização de TI em empresas de Itapira e região. Agende uma consultoria gra­tuita e identifique as melhorias que sua empresa pode conquistar. Agendamentos pelo telefone: (19) 3813.2472.

Fonte: Lucas de Oliveira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Lucas de Oliveira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1565 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções