Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Artigo
13/01/2015 | Luiz Santos: A Escola Dominical, o Avivamento e a Evangelização

 Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor

(Pv 16.20)

 

Como dissemos em nossa última pastoral, o avivamento não é uma coisa que a igreja possa agendar e realizar. Ela pode sim desejar que isso aconteça. Ela pode orar, suplicar, estudar o assunto, checar as Escrituras, conhecer a sua natureza, os seus resultados e quais transformações foram produzidas de modo duradouro. Também é possível constatar os enganos do inimigo se misturando à obra realizada e os exageros cometidos por lideranças quando o zelo cego deseja as experiências pelas experiências e não a apropriação de seus benefícios para a vida em permanente santificação e etc.

No processo de desejo e preparo para que um avivamento aconteça a Escola Dominical ocupa uma função importantíssima, eu diria chave. Um dos grandes desafios da Igreja no século XXI é exatamente a falta de informação bíblia com solidez e qualidade. É irônico que num tempo de tantas facilidades e de tantos recursos tecnológicos exista uma crescente ignorância bíblica no seio do povo de Deus.

As Escrituras e tantos outros recursos como dicionários, comentários, sermões e ferramentas para exegese e hermenêutica estão disponíveis em todas as plataformas. Você pode ir para o culto hoje com dezenas de versões e traduções bíblicas. Com uma volumosa biblioteca altamente especializada e com as obras dos autores mais badalados no momento no ‘tablet’ e no smartphone. E, mesmo assim, a ignorância parece não ceder, antes, piora a cada dia. Muita informação e pouca profundidade. Muita informação e nem sempre acontece a formação. E Por quê?

Porque a mente precisa ser treinada para poder usufruir com proveito tais recursos. Os textos em linguagem digital geralmente são curtos, sintéticos, sem grande desafio para o raciocínio, sem grandes dificuldades para a mente formar suas próprias conclusões. As respostas podem vir mesmo antes de a questão ser posta.

A Escola Dominical pode ser um lugar da inteligência da fé, munida destes e outros recursos, pode ser o espaço ideal para o aprofundamento das questões mais relevantes e que mais desafiam a veracidade e a racionalidade da fé cristã. “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1 Pe 3.15), fica claro por esta citação que o preparo, o treinamento da mente, a capacidade de argumentar com coerência faz parte do amadurecimento, do discipulado e de uma vida operosa no Evangelho.

Então, é um dever da liderança da Igreja investir na Escola Dominical e na formação dos professores. É um dever moral dos cristãos valorizar esta Escola para a edificação de suas almas e também para o equipamento espiritual e intelectual de corações e mentes capazes de testemunhar e de compartilhar o Evangelho.

Quando as Escrituras são disseminadas, ensinadas e explicadas, quando as sublimes doutrinas da Graça e o estudo diligente de todas as doutrinas sobre a Trindade e as últimas coisas fazem parte do currículo básico da Escola Dominical será inevitável que haja um despertamento para uma adoração mais grata, mais vibrante, mais emocionante em face do encantamento que a verdade de Deus provoca na alma. Sem dúvidas numa atmosfera espiritual regida pela verdade e com uma adoração sustentada pela razão o caminho para o avivamento pode estar sendo aberto.

A Escola Dominical tem um papel importante também na Evangelização. Ela deve ser um centro de discipulado e envio. Como os apóstolos sentados aos pés do Mestre e depois de ouvi-lo atentamente foram enviados em missão, o mesmo deve se dar na Escola Dominical. Assentamo-nos para ouvir sobre o Reino, o amor do Pai, as Bem-aventuranças, a prática da justiça e etc.; somos enviados a oferecer e dar de graça o que de graça e pela graça recebemos. Na Escola Dominical aprendemos a viver e a agir como discípulos, como quem apreende a consciência de ser enviado ao mundo como o seu Mestre.

Sem uma Igreja bem treinada, com uma fé inteligente e articulada. Sem um povo com bases bíblicas e doutrinárias sólidas e bem identificadas. Sem uma adoração racional, vibrante e sem uma profunda identificação como discípulos de Jesus nem o avivamento e nem a Evangelização será possível.

Graças sejam dadas a Deus pela Escola Dominical. Valorizemos, pois, esta maravilhosa Escola de Vida.

Reverendo Luiz Fernando

É Ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil  em Itapira

Fonte: Luiz Santos

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Luiz Santos
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1013 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções