Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Artigo
17/12/2014 | Nino Marcati: Os oitenta anos que vê envelhecer e não envelhece.

 O cidadão José de Oliveira Barreto Sobrinho não é mais aquele professor de Educação Física que dedicou a vida oferecendo profissionalismo da mais alta envergadura às escolas e empresas para as quais trabalhou até a merecida aposentadoria. Esse cidadão, “seu Zé” como é mais conhecido, está para Itapira – assim como para o Brasil, eu diria – na condição de grande herói da nossa era, de carne e osso, prestes a celebrar oitenta anos de vida. Esclareço, na certeza de que não serei contestado, que não se trata de oitentas anos apenas bem vividos, bastante produtivos, como sonha alcançar a maioria dos mortais. Falo de luta, de ideal, de desafio, de inovação, de conquista, de resultado, de dedicação, de exemplo, de transformação, de construção, de inspiração... Todos, em uma só pessoa!

O professor José Barreto através das suas aulas influenciou gerações que repercutem até hoje os ensinamentos recebidos e praticam atividade física como preservação da qualidade de vida. Produziu atletas, despertou lideranças e estimulou profissionais reconhecidos dentro e fora do Brasil. Das iniciativas comunitárias - como caminhadas, corridas, ciclismo, natação, “cross country”, “triatlo” - passou a ser considerado o precursor do “Esporte para Todos”, ações que envolviam Itapira dentro da maior naturalidade, enquanto no Brasil tal conceito passava muito longe da realidade. Dos acampamentos educativos e passeios campestres floresceu a preservação do meio ambiente, num tempo em que o termo ecologia era mal conhecido pelos brasileiros mais letrados. Das palestras ministradas em escolas, clubes, associações, empresas e grupos leva experiência de vida e conhecimento acumulado aos adolescentes, jovens, adultos e melhor idade até os nossos dias. Enfim, a Itapira de hoje não seria a mesma se este cidadão octogenário não tivesse aportado por estas paragens.

Feliz é a cidade que tem heróis desse calibre a homenagear. Feliz é a cidade que cultua seus grandes heróis abrindo caminho para outros inspiradores. Nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2014, na Câmara Municipal de Itapira, foram abertas, oficialmente, as comemorações dos oitenta anos do professor José de Oliveira Barreto Sobrinho. A partir de agora muitos eventos nascidos e bancados por amigos e ex-alunos se sucederão até o dia 5 de outubro de 2015, uns já planejados, outros pipocarão espontaneamente. É o “seu Zé” contribuindo para o fortalecimento dos nossos laços com a cidade e reforçando a nossa identidade.
 
Vinicius de Moraes publicou o soneto abaixo quando o menino Barreto iniciava a vida escolar sem saber, talvez, da importância que teria para este mundo.
 
“Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.
Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.
Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.
E eu te direi: amiga minha, esquece...
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.”
 
Eu vi o “seu Zé” envelhecer, mas não vi o ideal, o ativismo e o entusiasmo dele no mesmo caminho. Ele continua desbravando. Parabéns Barreto. Parabéns Itapira!
Fonte: Nino Marcati

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Nino Marcati
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1466 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções