Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Artigo
23/06/2012 | Nino Marcatti: A Itapira o que é de Itapira

 

Começa neste sábado a maratona de convenções que definirá os candidatos à prefeitura de Itapira, dentre os quais, aquele que governará a nossa cidade por quatro anos.
 
O processo eleitoral, apesar das nossas eternas desconfianças, avança em busca de dias melhores. A cada dia nos tornamos mais exigentes e o resultado dessa receita virá com a melhoria da classe política. Hoje, quando criticamos duramente os nossos representantes, devemos crer que não foram eles que pioraram. Mas que fomos nós que evoluímos e não aceitamos desmandos, incompetência, corrupção e outras mazelas de antanho. 
 
Evidentemente, não estou aqui para vender nenhuma maravilha para pronta entrega. Levaremos anos para nos orgulharmos, primeiramente, de nós mesmos, de sermos cidadãos conscientes, respeitadores das leis e das igualdades, cuidadosos com o meio ambiente, cumpridores das nossas obrigações e construtores de uma sociedade justa. Depois, quem sabe, poderemos dar aos nossos políticos o respeito que eles deveriam merecer. Não devemos, contudo, colocá-los, todos, no mesmo saco.  
 
O processo eleitoral começa efetivamente hoje. Os partidos de oposição, quatorze, se reunirão para homologar as candidaturas de Paganini prefeito, Dado vice e oitenta vereadores. Paganini tem anunciado que fará uma campanha diferente das que estamos acostumados. Esperemos, pois! Empresário bem sucedido, com forte presença no chamado terceiro setor, parte para a disputa com o apoio do Deputado Barros Munhoz.
 
Até o dia 30 de junho, os demais partidos realizarão seus encontros para cumprirem o calendário eleitoral. Manoel Marques que preside a Câmara Municipal será o candidato governista com o apoio expresso de Toninho Bellini. Integrante do Partido Verde, reúne em suas fileiras outras cinco agremiações com destaque para o PT de onde deverá sair o candidato a vice. 
 
Para finalizar, PDT e PSDC formalizarão o nome de Alberto Mendes que estará ao lado de Toninho Orcini. Mendes já foi candidato a prefeito em duas oportunidades, na primeira faltaram-lhe 46 votos. Orcini já ocupou a cadeira de vice ao lado de Barros Munhoz e foi eleito vereador em seis legislaturas. Alberto Mendes integrou o Novo Tempo, foi secretário, mas pediu exoneração por discordar dos descaminhos de Toninho Bellini. Vai se apresentar como candidato da terceira via.  
 
O PSOL que levantou a bandeira contrária ao reajuste dos subsídios dos vereadores a partir de 2013 movimentando várias lideranças que agregaram 2.950 assinaturas ao projeto de iniciativa popular, não deverá se apresentar nesta eleição. Justamente eles que provocaram a indignação dos eleitores ao ponto dos candidatos à vereança sentirem que esta será a eleição mais complicada da história. O eleitor refuga e poderá pregar, infelizmente, a instituição do voto nulo.
 
Os próximos governantes talvez não sejam aqueles que gostaríamos de pedir a Deus. Se fizéssemos nossas encomendas, ouviríamos Dele: a Deus o que é de Deus, a Itapira o que é de Itapira. Em suma, a gente que se vire!
 
Fonte: Nino Marcatti

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Nino Marcatti
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1138 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções