Carregando aguarde...
Itapira, 08 de Agosto de 2020
Artigo
25/09/2014 | Padre Pires: Eleitores Preguisosos

 Texto de Fernando Rodrigues


ELEITORES PREGUIÇOSOS

Há um número não desprezível de eleitores desiludidos e incomodados com a forma de fazer política. Muitos votarão apenas contra alguém, mas não a favor desse ou daquele candidato. Há nesse grupo também os 100% céticos, cidadãos decididos a votar nulo.

O voto é como se fosse um gol, usando o futebol como alegoria. Só marca gols quem treina, aplica-se, desenvolve um estilo e joga de maneira coletiva. Na sociedade, isso requer atuar de forma constante, fiscalizando os eleitos e fazendo cobranças a respeito das promessas apresentadas durante a campanha.

A memória eleitoral do brasileiro não indica tal tipo de comportamento. Em 2010, duas semanas depois de terem escolhido a nova Câmara, 30% dos eleitores já diziam não se lembrar em quem haviam votado para deputado federal.

Essa cidadania preguiçosa é a raiz dos problemas dos quais a maioria reclama. Os mesmos que votam nulo se chateiam ao ficar sabendo de mais um caso de corrupção na política. Alguns também se irritam quando são indagados sobre como devem se comportam depois das eleições. "Vai dizer agora que tenho de ficar mandando um e-mail para os deputados todas as semanas?" Não é muita coisa, mas já ajudaria um pouco. 

(Publicado na FOLHA DE SÃO PAULO de 24/09/2014)
 
SUGESTÕES PARA ESCOLHER SEUS CANDIDATOS A SENADOR E DEPUTADO (dá preguiça pesquisar mas depois não saia dizendo que “não sabia” e que “são todos farinha do mesmo saco”:

1. QUEM É O CANDIDATO?
Uma das primeiras providências do eleitor consciente é saber o mínimo necessário a respeito de seu possível candidato. Há alguns sites específicos capazes de trazer dados mais detalhados, desde profissão, idade e escolaridade até um resumo de sua história política. Confira alguns deles: Quem Quer Virar Excelência - Excelências - Tribunal Superior Eleitoral

2. ESTÁ ENVOLVIDO EM SUSPEITAS DE IRREGULARIDADE?
Este item é considerado prioritário. Políticos com histórico de mau uso do dinheiro público ou envolvimento em outros tipos de crime devem ser descartados pelos eleitores. Pela internet, é possível verificar se há processos contra candidatos a um cargo público e, na maior parte dos casos, até consultá-los. Deve-se lembrar que o fato de ser réu em um processo não significa que a culpa esteja comprovada. Ver o site Quem Quer Virar Excelência.

3. QUEM O FINANCIA?
Essa é uma informação muitas vezes desconhecida pelo eleitorado, mas pode fornecer pistas importantes sobre o candidato e seu perfil de atuação. Se ele se diz defensor do ambiente, mas costuma ser apoiado por empresas com histórico de agressão à natureza, por exemplo, isso pode servir de alerta. Ver no site Às Claras
4. COMO FOI SUA ATUAÇÃO PARLAMENTAR?
Em muitos casos, os candidatos a um cargo nestas eleições já cumprem mandato como deputado estadual, federal ou senador. Nesse caso, os registros sobre o desempenho do parlamentar formam um manancial de informações preciosas para avaliá-lo melhor. É possível monitorar seu percentual de faltas ao trabalho, os projetos que ele apresentou ou apoiou, e até a proporção de matérias irrelevantes que ele defendeu, isto é, se usou tempo e dinheiro públicos para projetos de pouco ou nenhum impacto social. Um mau parlamentar não deveria seguir se elegendo. Ver  o site Excelências

5. QUAIS SÃO AS SUAS PROPOSTAS?
Se o candidato passou pelos filtros anteriores, ou seja, não tem envolvimento conhecido com ilegalidades, se registra uma história política meritória, um bom desempenho em cargos públicos eventualmente já ocupados, pode ter suas propostas levadas a sério. É mais fácil verificar os projetos dos candidatos a presidente e governador mas concorrentes a outros cargos também costumam lançar suas ideias em materiais de campanha e pela internet. Vale procurar digitando o nome do candidato e navegar.
 
Fonte: Padre Pires

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Padre Pires
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1405 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções