Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Setembro de 2020
Artigo
05/04/2015 | Sandro Belli : Comportamento Canino- Tipos de Agressividade

Os cães Dominantemente Agressivos

Em primeiro lugar, devemos saber que a palavra do­minante não deve ser usada para descrever um cão que é somente afirmativo, confiante ou insistente. Ele pode ter todas estas características sem ser dominantemente agressivo.

Os cães com agressividade por dominância podem ser divididos em 2 grupos:

1. Aqueles que sabem que estao no controle e podem obrigar seus donos a fazerem suas vontades.

2. Aqueles que são inseguros de seus papéis sociais e usam de comportamento agressivo para mostrar o que querem.

A maioria dos cães dominantemente agressivos estão no segundo grupo. Estes cães recebem informações sobre seus limites social e comportamental baseadas em como seus donos reagem à suas agressões.

Os cães nesta categoria parecem estar incertos de seu status hierárquico na família. Os cães do segundo grupo não direcionam a agressão igualmente para todas as pessoas porque respondem diferentemente a cada interação social.

De acordo com dados obtidos na Clínica de Compor­tamento do Hospital Veterinário da Universidade da Pen­silvânia, muitos cães do segundo grupo também exibem comportamento de atenção. Estes cães são carentes e estão constantemente procurando pessoas que deem atenção à eles. Estes cães têm um anormal desejo de controle e frequentemente desafiam outros para determinar suas posições no meio social.

Pelo fato de cães afetados terem um distúrbio de ansie­dade e estarem usando comportamentos agressivos para conseguirem o que querem, a punição física nunca deve ser usada. Punição física convence estes cães que a pessoa que os pune é uma ameaça. Portanto, o comportamento agressivo irá piorar. Bater ou surrar um cão afetado cria um relacionamento conflitivo, aumentando a ansiedade e a agressividade canina.

Fonte: Sandro Belli

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Sandro Belli
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1523 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções