Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Artigo
21/09/2013 | Sandro Belli : Iguana

O Iguana é um réptil que há um bom tempo vem sendo criado em cativeiro e adotado como animal de estimação por algumas pessoas. O que antes parecia um gosto estranho, hoje em dia já é visto com mais naturalidade, pois o iguana tem um temperamento dócil e se adapta bem ao ambiente doméstico. Nos EUA o iguana é considerado o réptil mais popular no quesito animais de estimação, o que ainda foi capaz de movimentar um mercado de pet shops, alimentos exclusivos, acessórios e publicações sobre a criação. Saiba as principais informações sobre a criação do iguana, que requer cuidados diferentes e especiais dos que dispensamos aos bichinhos mamíferos. As condições de temperatura, umidade, luz, alimentação e espaço físico precisam ser as ideias para a sobrevivência do iguana.

 
O iguana nasce medido de 15 a 25 cm e pode chegar a atingir 2 metros de comprimento! O seu peso pode chegar a 10 kg e o tempo médio de vida é de 15 anos. Isso significa que é necessário bastante espaço para o iguana se desenvolver ao longo da vida.
 
Os iguanas são animais que tem origem em ambientes quentes e úmidos, alimentam-se de plantas, gostam de subir em árvores e de repousar ao sol. O ambiente em cativeiro, chamado de terrário, deve ser o mais próximo possível do ambiente natural.
 
Terrário: No mínimo, 1m x 0,40m x 0,40m (comprimento x altura x largura) para os iguanas jovens. Para os adultos de porte médio, de 1m a 1,20m, a medida do terrário deve ser 1,8m x 1,5m x 0,60m, espaço suficiente para abrigar um casal. Para os Iguanas maduros que atingirem entre 1,80 e 2m, o terrário deverá ter o dobro do tamanho: 3m x 3m x 1m. Você mesmo pode construí-lo. Pode ser uma caixa de madeira com a parede da frente de vidro, para visualização. As duas laterais devem ter dois cortes – em cima e embaixo - para a circulação de ar. A tampa deverá ter lâmpadas acopladas e uma tela de acrílico que protege que o iguana se queime. Outra opção para o terrário é usar um aquário e tampá-lo com telas.
 
Dentro do terrário: Você deve dispor galhos e troncos, um pouco de terra e pedrinhas no chão, que podem ser substituídas por litter (cacto ou casca de árvore moida, à venda nas pet shops). Por baixo deve ter carpetes atoxicos e absorventes.
 
Iluminação: Para terrário com menos de 50cm de largura, use uma só lâmpada UV-B específica para répteis, que ajuda na sintetização do cálcio e da vitamina D3 nas reações metabólicas, indispensáveis para a sobrevivência do iguana. Para terrários com mais de 50cm, o ideal é ter também uma lâmpada UV-A, que ajuda a manter a pele em boas condições. Para terrários com 1m de largura, colocar três lâmpadas: duas UV-B e uma UV-A.
 
Temperatura: A temperatura ideal é por volta de 29•C durante o dia e 22•C à noite, o que está de acordo com o ambiente natural do Iguana. Deve-se ter um termômetro no terrário para o controle da temperatura. Com o aquecimento das lâmpadas, a rocha aquecida, aquecedor com termostato e a temperatura externa regula-se a temperatura ideal. Mas durante todo o tempo o Iguana precisa de uma fonte de calor, que pode vir de aquecedores de cerâmica, rochas ou placas aquecidas.
 
Umidade: Para controlá-la deve-se ter um hidrômetro que pode ser acoplada ao termômetro. A umidade do ambiente deve ser entre 70 e 80%. Para aumentá-la você pode por água uma uma vasilha que serve para o Iguana resfriar-se. Você também pode borrifar água no terrário duas vezes ao dia.
 
Alimentação : As rações para iguanas são importadas. Na falta delas ele pode se alimentar de frutas, legumes e verduras cruas de tonalidade mais escura. Flores, como hibiscos, rosas e mel, complementando com proteína animal como pequenos insetos e ração para gatos à base de proteína animal. A proporção da proteína animal é de 30% para Iguanas filhotes (até 2 anos, em média) e subadultas (de 2 a 4 anos). Menos de 5% para as adultas (acima de 4 anos). Dar comida duas vezes por dia. Não deixe restos de alimentos no terrário.
 
Como comprar Iguana: A compra de iguana deve ser uma compra legal, ou seja, regularizada e autorizada pelo Ibama. Nessas condições o preço mínimo do filhote é de R$1000,00.
Fonte: Sandro Belli

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Sandro Belli
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1289 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções