Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Janeiro de 2020
Artigo
23/02/2014 | Sandro Belli : Primeiro cio. Como agir?

 O primeiro cio de gatas e cadelas é um momento importante na vida desses animais. A partir desse período elas entram na puberdade, da mesma forma como acontece com os humanos. Elas já podem procriar, mas ainda não é considerado o momento ideal.

As cadelas geralmente entram no primeiro cio entre os 8 e os 10 meses, mas também pode começar entre os 6 e os 24 meses, dependendo da raça e do próprio animal. O mesmo acontece com as gatas que entram no cio praticamente no mesmo período. Existem algumas gatas mais precoces que entram por volta dos 5 meses e no geral, entre os 6 e os 10 meses de idade.

Nessa época os hormônios estão se acertando e podem ocorrer alterações de humor nos animais. Elas ficam bem mais manhosas e carinhosas. Podem fazer suas necessidades em locais que não são próprios e as vezes já começam a procurar os machos. Podem ainda ficar de mau humor, nervosas ou abatidas.
 
Se o primeiro cio demorar muito é ideal levar o animal a um veterinário. Algumas doenças têm como sintoma a falta do cio.
Fonte: Sandro Belli

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Sandro Belli
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

752 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções