Carregando aguarde...
Itapira, 03 de Agosto de 2020
Artigo
27/07/2014 | Valeria Vassoler: A Artrite, Artrose e o Colágeno tipo II


A Osteoartrite(AO), artrose ou osteoartrose( são sinônimos) é a causa mais comum de doença articular, e a maior causa mundial de incapacidade crônica, sobretudo pelo envolvimento dos joelhos e quadris. Esta doença pode afetar qualquer articulação do corpo humano, provocando inflamação e destruição da cartilagem articular. É mais frequente em idosos e indivíduos do sexo feminino, mas também atinge homens e várias outras pessoas de diferentes faixas etárias.Cerca de 8 milhões de brasileiros sofrem com a osteoartrite, número que infelizmente tomará proporções maiores no futuro.
Na osteoartrite há um desbalanço entre a produção (diminuída) e a destruição(aumentada) de substâncias- chave na matriz da cartilagem, as proteinoglicanas e o colágeno tipo II, que são responsáveis pela manutenção da elasticidade e da consistência firme da cartilagem.
O colágeno do tipo II não desnaturado age juntamente com o sistema imunológico, mantendo as articulações saudáveis e promovendo a elas mobilidade e flexibilidade. Esse tipo de colágeno ingerido Influencia positivamente na produção de colágeno tipo II e também das proteinoglicanas, que representam, respectivamente 60 e 30%, da matriz. Ou seja, o colágeno tipo II age em 90% da matriz cartilaginosa. Existe atualemente a suplementação de colágeno tipo II, este ativo é obtido por um processo de fabricação patenteado não enzimático, realizado à baixa temperatura, o que garante a obtenção do colágeno tipo II não desnaturado, ou seja , que mantém a atividade biológica por não alterar a configuração molecular, o que se torna um diferencial em relação a outros suplementos. O ativo é disponibilizado em doses de 40mg, administradas uma vez ao dia. Para uso veterinário é indicado 20 mg para animais de peso até 80 Kg, e 40 mg para animais com peso acima de 80 Kg.
Um estudo realizado com 52 pessoas afetadas por osteoartrite nos joelhos mostrou que o colágeno tipo II(40mg) é duas vezes mais efetivo que 1,5g de glucosamina associado a 1,2 g de condroitina na promoção da saúde das articulações. Foi demonstrado ainda que o uso do insumo diminui de forma significativa a dor nas articulações, o desconforfo e a imobilidade durante as atividades diárias, incluido caminhadas em superfície planas, tarefas domésticas pesadas, subida e descida de escadas e até em repouso.
O colágeno tipo II pode ser um grande aliado nestas desordens articulares. 

Fonte: Valeria Vassoler

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Valeria Vassoler
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1048 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções