Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Artigo
31/05/2015 | Valeria Vassoler: Adaptógeno, um novo conceito na medicina contra stress e fadiga mental

Os desafios da vida moderna vêm impondo mudanças nos hábitos de vida das mulheres. A sobrecarga de atividades e a dificuldade de adaptação a esta nova realidade vêm provocando um aumento significativo do “estresse persistente”, que pode trazer prejuízos à saúde física e psíquica, e necessita de orientação médica. E não é incomum este tipo de paciente nos consultórios, relatando fadiga, astenia, insônia, diminuição de libido, entre outros sintomas. Uma das soluções naturais pode ser encontrada hoje nos adaptógenos, um novo conceito na medicina que utilizam extratos padronizados e purificados de plantas.

A difusão do conceito de adaptógeno aconteceu recentemente, em 1998, quando a agência regulatória americana, o Food Drug Administration (FDA), reconheceu o conceito como um termo funcional. Clinicamente, as ações terapêuticas dos adaptógenos compreendem o aumento da atenção e da resistência à fadiga, além de reduzir os prejuízos e transtornos relacionados ao estresse. Adaptógenos não são considerados estimulantes, mas sim moduladores da resposta, tanto da suprarrenal, quanto do sistema nervoso autônomo - o que permite um aumento da resistência física e psíquica ao estresse. Na área psíquica, os adaptógenos reduzem os prejuízos causados pelo estresse, e ainda melhoram a cognição, a memória e dão tranquilidade emocional.

É importante ressaltar que muitas plantas apresentam propriedades medicinais. Entretanto, só devem ser prescritos os extratos vegetais padronizados (composição), purificados (ou seja, isentos de substâncias tóxicas) - que foram submetidos a ensaios clínicos que comprovem a eficácia e segurança. No treinamento de atletas, são mundialmente conhecidos os benefícios dos adaptógenos; e dentre eles, destaque para o extrato de Rhodiola rosea (cientificamente chamada de Rhodiola rosea L.).
 
Entre as plantas classificadas como adaptógenos, a Rhodiola rosea é a mais estudada e difundida. Ela é encontrada em locais muito frios e em grandes altitudes, como as montanhas da Sibéria. Conhecida pelos nativos há séculos, começou a ser pesquisa cientificamente na década 1940 na antiga URSS. Na Guerra Fria foi introduzida na preparação de atletas olímpicos e no programa aeroespacial russo. Desde 1985 é comercializada em vários países da Europa. E, após o final da Guerra Fria, na América do Norte.
 
O extrato de Rhodiola rosea também melhora a recuperação física, reduzindo os riscos de dor tardia pós-exercício, por sua ação antioxidante. Esta dor é frequente entre os amadores e também entre os atletas profissionais, após atividade intensa. Que resulta da inflamação causada pelas microlesões das fibras musculares. O resultado dos benefícios pode ser medido pela avaliação de alguns parâmetros bioquímicos.
 
Estresse
 
O estresse é uma reação natural e fisiológica aos estímulos. Essa reação envolve estímulo de vários órgãos, inclusive o cérebro, produção de substâncias e hormônios, e produção de mais energia. Toda vez que alguém recebe um estímulo interno ou externo, acaba reagindo. Isso significa que seu organismo vai te dar condições para enfrentar o agente que está lhe atingindo. O organismo sobrecarregado suportará este estímulo por um determinado período e, quanto maior for a sua resistência, maior será a sua adaptação, evitando danos ao organismo, sendo que as avarias vão de simples sintomas como cansaço, dor de cabeça, taquicardia até doenças físicas e mentais.
 
Adaptação
 
Em resposta ao estímulo interno ou externo, físico ou psíquico, haverá um estímulo do sistema nervoso autônomo, da suprarrenal e dos neurotransmissores cerebrais para aumentar a capacidade de força e energia ao corpo. Ocorre um aumento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial, dilatam os brônquios, contraem os músculos, o baço libera mais glóbulos vermelhos para a circulação, o sangue é desviado do sistema digestivo para a circulação periférica, há aumento da glicemia no sangue e a transmissão cerebral é acelerada para melhorar a resposta psíquica. Adaptógenos como a Rhodiola, não são estimulantes, nem doping, são moduladores da resposta, tanto da suprarrenal, quanto do sistema nervoso autônomo, o que permite um aumento da resistência física e psíquica ao estresse. Na área psíquica, reduzem os prejuízos causados, melhorando a cognição, a memória e dão tranquilidade emocional.
*Fonte: Eliana Nahas professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e do Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp
Fonte: Valeria Vassoler

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Valeria Vassoler
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

853 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções