Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Setembro de 2020
Artigo
20/07/2014 | Valeria Vassoler: Esfoliação da Pele

  

A esfoliação é o motor de renovação celular da pele, pois serve para elimina as células mortas de sua superfície. O resultado é uma pele mais macia, uniforme, lisinha, sedosa e pronta para hidratação.

Além de proporcionar a renovação celular, a esfoliação elimina marcas, manchas, acnes, aspereza e estimula a produção de células novas com mais colágeno, tornando a pele mais hidratada.

Os produtos esfoliantes apresentam diversas versões tais como: cremes, sabonetes (líquidos e em barra), misturas com óleos corporais, buchas de banho e até cremes em gel.

As partículas que promovem a esfoliação da pele também variam, podendo ser de origem vegetal — como as de sementes de bambu e linhaça — ou sintéticas: cada uma podendo ser mais ou menos abrasivas conforme o local a ser esfoliado.

A esfoliação é um procedimento importantíssimo para a pele do corpo e rosto e deve ser feita de 1 ou 2 vezes por semana com a pele limpa e tonificada e sempre em movimentos circulares suaves.

Todo processo de esfoliação precisa ser complementado com outros produtos. O mais importante deles é o hidratante, sem jamais se esquecer do protetor solar. Podendo esco­lher o horário para o tratamento, opte pela noite: assim, a pele fica hidratada, absorvendo bem o produto durante o período do sono.

A esfoliação do rosto é essencial para manter a pele sempre bonita, macia e hidratada. Usar esfoliantes é muito importante para evitar pêlos encravados, cravos, espinhas e ole­osidade excessiva da pele. A esfoliação pode ser feita antes da depilação e da limpeza de pele e deve ser feita uma vez por semana.

Serve para afinar a pele e retirar células mortas, dando um contato melhor para a lim­peza de pele.

É importante fazer a esfoliação corporal no período de tratamentos estéticos contrace­lulite e gordura localizada. Pode-se utilizar a esfoliação corporal também para depilações (3 dias antes e 3 dias depois) para evitar que os pelos encravem.

No verão, esfolie a pele do corpo 1 vez por semana para o bronzeado ficar mais bonito e uniforme. No inverno, é bom diminuir a frequência para que a pele não perca a camada de gordura natural que protege a pele do frio. Na hora do banho, cuidado para não passar a esponja com muita força.

A esfoliação dos pés deve ser feita no mínimo 1 vez por semana. Esfoliar os pés ajuda a evitar o ressecamento e rachaduras.

Depois da esfoliação, retire os produtos dos pés com água morna e passe um hidratante nos pés. Esfolie apenas a planta dos pés, nunca a parte de cima.

Manter as mãos macias e hidratadas é um desafio. Elas estão sempre em contato com produtos químicos, água, vento, sol e outros agentes que prejudicam a manutenção de uma pele macia. A esfoliação das mãos também é importante, pois ela fica mais macia e lisinha, pronta para receber a hidratação.

 

Fonte: Saúde e Beleza

Fonte: Valeria Vassoler

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Valeria Vassoler
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1187 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções