Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Janeiro de 2020
Artigo
12/10/2014 | Valeria Vassoler: Estudo relaciona obesidade a risco de demência

Pesquisa aponta associação entre gordura abdominal e diminuição do volume cerebral

Pesquisadores da Universidade de Medicina de Boston determinaram que o excesso de gordura abdominal em pessoas saudáveis de meia-idade aumenta o risco para a demência na velhice. Os resultados deste estudo foram publicados no jornal Annals of Neurology, da American Neurological Association.
Em 2005, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que 24,3 milhões de pessoas têm algum tipo de demência, com 4,6 milhões de novos casos anualmente. Os indivíduos com demência apresentam um declínio na memória de curto prazo e longo prazo, no processamento da linguagem, na capacidade de resolução de problemas e outras funções cognitivas. O diagnóstico clínico de demência é feito quando duas ou mais funções do cérebro são significativamente prejudicadas.
Os sintomas da demência podem ser atribuídos a causas irreversíveis, tais como doença de Alzheimer, demência vascular e doença de Huntington (doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central e provoca movimentos involuntários dos braços, das pernas e do rosto), ou pode ser causada por condições tratáveis, tais como tumor cerebral, reação a medicação, ou problemas metabólicos.
Para o estudo atual, os cientistas recrutaram participantes do Estudo CardiológicoFramingham Offspring Cohort. A amostra incluiu 733 participantes com uma média de idade de 60 anos - cerca de 70% do grupo de estudo composto de mulheres. Os resultados apontam uma associação inversa do aumento do IMC com menores volumes cerebrais nos adultos mais velhos. Outro estudo, publicado na American Journal of Epidemiology, apontou que as habilidades mentais daqueles que faziam mais horas extras era muito menor do que aqueles que não ultrapassavam o limite normal de horas trabalhadas. O Mal de Alzheimer era a demência mais atribuída a esses trabalhadores.
Fonte: Minha Vida
Fonte: Valeria Vassoler

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Valeria Vassoler
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

461 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções