Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Setembro de 2020
Artigo
26/10/2014 | Valeria Vassoler: Hipoalergênicos e Antialérgicos: qual a diferença? Parte 1

Ter a pele sensível requer muitos cuidados e é preciso ter uma atenção especial com os produtos que serão utilizados, como hidratantes, limpeza facial e corporal, desodorantes, entre outros, pois muitos deles contêm substâncias que podem desencadear crises de alergia, como a dermatite de contato, que é uma reação alérgica a alguns componentes e os sintomas são:

Ardor;
Coceira;
Vermelhidão;
Descamação da pele.
 
Quando as pessoas descobrem que têm a pele sensível, começam a procurar por produtos específicos para o seu tipo de pele, e aí surge uma grande dúvida:
 
Os produtos devem ser hipoalergênicos ou antialérgicos?
 
Apesar de parecer terem a mesma função, suas funções e formulações são bem diferentes.
 
Os produtos hipoalergênicos, são livres de substâncias que possam causar alguma reação alérgica. Os laboratórios, quando pretendem lançar algum produto hipoalergênico, fazem testes e tentam eliminar todas as substâncias que possam desencadear alguma crise de alergia, mas a garantia de que isso não vai acontecer é quase zero, já que existem componentes que podem causar algum efeito em determinadas pessoas e isso ser desconhecido.
 
Os antialérgicos são medicamentos e sua função é tratar as reações alérgicas, ao contrário do hipoalergênico, que previne que a reação aconteça. Quando há uma crise na pele de reação a algum componente, os antialérgicos são receitados para que amenizem esses sintomas e, por terem apresentações em creme e pomada, as pessoas acabam confundindo sua ação com as dos produtos hipoalergênicos.
 
Para os bebês a maioria dos produtos são hipoalergênicos, pois a pele dos pequenos é bastante sensível e se usar algum produto que não seja hipoalergênico, talvez sofra com alguma reação a componentes que são utilizados para conservar esse tipo de produto.
 
É possível que muitas pessoas tenham alergia de algum componente dos produtos cosméticos e descobrem ao longo da vida, já que não é possível conhecer todas as substâncias, por isso é fundamental que antes de utilizar seja feito um teste de alergia. No caso de hidratantes, produtos anti-idade, entre outros, passe em uma pequena região da pele e espere por algumas horas para utilizar novamente.
 
No caso de maquiagens, tintura de cabelos entre outras químicas, procure por informações antes de utilizar e faça sempre o teste de alergia, pois quando se trata de produtos químicos, como no caso das tinturas, a chance de haver reação alérgica é maior.
 
Caso você já saiba que tem pele sensível, procure utilizar os produtos hipoalergênicos e sempre leia o rótulo antes de utilizar, desta forma você estará evitando que as reações alérgicas se manifestem e você precise utilizar os antialérgicos.
Fonte: Valeria Vassoler

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Valeria Vassoler
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1721 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções