Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Janeiro de 2020
Artigo
10/08/2014 | Valeria Vassoler: Importância do silício e fósforo na saúde óssea e articular

  

 

 Elementos traço como o silício, o zinco, o cobre, o boro e o manganês são importantes para a saúde óssea, pois (exceto o boro) são co-fatores essenciais para o funcionamento de enzimas envolvidas na síntese dos constituintes da matriz óssea.

O silício tem despertado especial interesse, pois além das suas funções sobre o tecido ósseo, estudos tem docu­mentado que a ingestão inadequada de silício pode promover desordens das articulações e levar à osteoartrite.

Os fosfatos também são importantes na saúde osteoarticular. Eles inibem a atividade dos osteoclastos. Eles inibem a reabsorção óssea espontânea ou induz o aratormônio ou outros peptídeos de origem tumoral. A inibição da reabsorção óssea tende a diminuir a calcemia e a calciúria.

Silício: Importante elemento de modulação de cálcio e magnésio, nutrientes fundamentais na formação e inte­gridade óssea;

Vital para produção de colágeno, fibra importante na arquitetura e função óssea e articular;

Vital para a função do ácido hialurônico e sulfato de condroitina, componentes fundamentais para a hidratação articular e, consequente, funcionalidade do tecido.

Fosfato: Inibição de osteoclastos;

Estimulação de osteoblastos;

Atividade anti-inflamatória.

Como as pesquisas estão em constante avanço, existe atualmente no mercado, uma molécula baseada na associação inteligente de dois agentes essenciais na composição e manutenção da integridade osteoarticular: o fósforo (fosfato) e o silício. Esta associação permite um aumento da biodisponibilidade dos fosfatos por meio da vetorização com o silício orgânico. O silício atua de forma direta na modulação de magnésio, cálcio, zinco e cobre, que estão envolvidos diretamente na melhor fixação e absorção do cálcio.

Essa molécula apresenta alta biodisponibilidade, ação anti-inflamatória, estimula a produção de colágeno e oste­oblastos, e diminui a produção de osteoclastos, sem efeitos colaterais, trazendo grandes vantagens ao tratamento das patologias como artrose, osteoporose e osteopenia.

Tem propriedades similares aos fármacos e suplementos atualmente disponíveis para os tratamentos dos distúrbios osteoarticulares.

Este novo medicamento pode ser utilizado também na área veterinária, nos distúrbios ósseos.

Benefícios: Desempenha atividade protetora da cartilagem e dos ossos no processo de artrose;

Apresenta atividade regeneradora do tecido osteoarticular;

Anti-inflamatória, com expressiva atividade inibitória de proteases associadas à degradação de componentes da matriz óssea e citocinas pró-inflamatórias, o que reforça sua atividade protetora e regeneradora do tecido osteoartiular;

Inibição dos osteoclastos, células que degradam a matriz óssea e osteoblastos, células que estimulam a formação óssea, ações classicamente desempenhadas por bifosfonatos como risedronato, alendronato, entre outros;

Tratamento coadjuvante da osteoporose, osteopenia, osteomalácia e artrose.

Estudo In Vivo

Os estudos in vivo foram realizados em cães na dose de 5mg/kg/dia durante 8 semanas.

Resultados:

Macroscopicamente

• Não aboli a sinovite, por outro lado reduz consideravelmente as lesões cartilaginosas e a osteofitose;

• Reduz o desenvolvimento dos osteofitos e inibe eficazmente a hipertrofia dos ossos subcondriais.

• Impede a queda do conteúdo de hialurona da cartilagem dos joelhos operados. Esta queda é um parâmetro precoce e constante da artrose humana e canina;

•Reduz de maneira significativa a atividade de antiproteoglicanas presente nas cartilagens dos joelhos operados.

• No grupo não tratado as lesões são mais graves.

• Exerce aparentemente um efeito trófico sobre a cartilagem dos joelhos não operados.

Conclusão: Os resultados dos estudos demonstraram que esta nova molécula, chamada Osteosil, exerce igualmente um efeito benéfico sobre as cartilagens dos joelhos sadios.

Converse com seu médico ou farmacêutico.

Fonte: Valeria Vassoler

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Valeria Vassoler
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

687 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções