Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
17/12/2014 | Câmara inicia homenagens aos 80 anos do Prof. Barretto

Na última sexta-feira, dia 12, a Câmara de Vereadores de Itapira deu início, através da realização de uma sessão solene, à programação de homenagens pelas comemorações dos 80 anos do professor de educação física Sr. José de Oliveira Barretto Sobrinho, pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados à comunidade itapirense no âmbito educacional, social e desportivo, conforme determina o Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2014, de autoria do presidente da Casa, vereador Carlos Alberto Sartori.

Na ocasião, autoridades, familiares, amigos e ex alunos estiveram prestigiando a sessão, que foi dirigida pelo vice-presidente da Casa, vereador Rafael Donizete Lopes, que substituiu Carlinhos Sartori com problemas de saúde. “O Seo Zé é um exemplo de vida para todos nós, não somente como exímio atleta que sempre foi, mas também pela pessoa que é, pelo carinho com os demais e pela determinação de uma vida regrada”, destacou Lopes.

“Nosso professor irá completar 80 anos e nós, como coparticipantes de sua vida, queremos homenageá-lo por sua grandeza como homem e profissional da Educação. Quero agradecer pela sua sensibilidade como educador, pelo seu trabalho como cidadão e pela sua magnitude como pai da família e semeador de frutos de formação, amizade e responsabilidade”, discursos José Mário Moraes em nome dos ex alunos e da comissão organizadora.  

Já o Prefeito José Natalino Paganini destacou a importância desta merecida e justa homenagem. “Uma personalidade que tem uma altura moral gigante, e ao mesmo tempo, um carinho sincero pela nossa gente, um coração de menino que não se deixou embrutecer com o tempo. Prof. Barretto mudou positivamente a história do esporte itapirense; dois de seus alunos ocupam hoje os mais altos postos das maiores universidades paulistas na área da Educação Física. Obrigado Barretto pela sua dedicação!”, finalizou.

Mesmo enfermo, o presidente da Casa Carlinhos Sartori, enviou uma mensagem ao Prof. Barretto, lido na ocasião pelo cerimonial:

Esta homenagem nasce do profundo reconhecimento, por parte daqueles que tiveram a oportunidade e a satisfação de conviver com o nosso homenageado, do seu talento educativo, da fecundidade de sua reflexão filosófica e de sua imensa generosidade”, destacou Carlinhos.

E ainda: “quem melhor para representar o profissional de Educação Física, se não o Prof. Barretto? Este homem influenciou positivamente gerações e gerações de alunos, forjou atletas e equipes campeãs e levou seus ideais as últimas consequências. E podemos dizer que tudo deu certo!”, finalizou o presidente.

Ao final dos discursos, Barretto foi homenageado com um cartão de prata e uma placa comemorativa, enquanto a esposa Profª. Zuma Barretto recebeu um ramalhete de flores da comissão organizadora.

“Eu estou muito emocionado. Ainda bem que continuo em forma, senão acho que meu coração não aguentaria”, brincou Barretto logo no começo. “Fica difícil de dizer alguma coisa diante de tantas pessoas queridas. Sou do tempo em que a Educação era de qualidade e funcionava, e hoje, infelizmente não é mais assim. Agradeço a todos por esta homenagem, agradeço a minha esposa e companheira de uma vida Zuma, aos meus filhos e a vocês todos aqui presentes. Muito obrigado!”, finalizou Barretto.

 

Programação 2015

Janeiro – Jogos de Verão, com início no dia 09, será realizado em homenagem ao Professor Barretto.

Fevereiro – No Carnaval, haverá desfile de um bloco em homenagem ao professor, com organização de beto Scarphone.

Março – Abertura da exposição sobre avida e a obra de Barretto no Museu Virgolino de Oliveira. Fica aberta até setembro/2015.

Setembro – Reportagens em revistas especializadas de Educação Física CREF e CONFEF – Dia 01º de Setembro, dia do profissional de Educação Física.

Outubro -  

Dia 04 – Missa de Agradecimento Igreja Santo Antônio.

Dia 24 – Desfile Aniversário da Cidade: “Pelotão Barretto com ex alunos”, seguido de um churrasco de confraternização no Sítio do Lago. 

 

 

A Câmara de Vereadores de Itapira presta homenagem ao Prof.º José de Oliveira Barretto Sobrinho, pelos relevantes e inestimáveis serviços e exemplos dados à juventude e a sociedade itapirense no campo Educacional, Social, Religioso e da Saúde.
        
Ao oferecer esta justa homenagem, esta Casa de Leis tem por objetivo exaltar o ilustre professor José de Oliveira Barretto Sobrinho, que sempre valorizou o nome de Itapira e do esporte itapirense, aliás, como tem feito de forma magnífica ao longo de toda sua vitoriosa e exemplar carreira de atleta e professor de Educação Física, merecendo inteiramente as nossas congratulações, homenagens e reconhecimento. Verdadeiro patrimônio do esporte e da comunidade itapirense, o professor Barreto segue sendo modelo para a nossa juventude, e motivo de orgulho para o povo da nossa cidade.
 
Basta imaginar o que significa para um município poder contar com um profissional que fez milhares de crianças e jovens descobrir o significado da Educação Física e sua importância para a Saúde, bem como orientá-los através dos princípios da participação e co-responsabilidade, despertando-lhes o respeito às regras, a solidariedade, a confraternização e o respeito mútuo.
 
Professor Barretto representou um exemplo de conduta e comprometimento com a educação de muitos jovens itapirenses, os quais tiveram o privilégio de desfrutar da força e da beleza de seus ideais.
 
Parabéns Professor “Zé Barretto” pelas comemorações dos 80 anos!
 
Itapira, 12 de dezembro de 2014
 
 
 
CARLOS ALBERTO SARTORI
PRESIDENTE
 
 
 
MAURÍCIO CASSIMIRO DE LIMA
1º SECRETÁRIO    
 
JULIANO FELICIANO 
2º SECRETÁRIO                                       

Fonte: Assessoria de Imprensa CMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1348 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções