Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
25/02/2015 | Mais uma importante restauração florestal acontecerá em Socorro/SP, recuperando mais de 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica.

 

 

Através da união de esforços entre o  proprietário rural e a Associação Ambientalista Copaíba, mais um processo de Restauração Florestal terá início em Socorro, restaurando mais de 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica no Bairro das Lavras de Baixo.

Uma realização que só é possível devido à sensibilidade e boa vontade dos Engenheiros Agrônomos Rodrigo Binotti e Marcelo Duarte e a capacidade de realização da Copaíba, que encontrou junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos o financiamento para executar mais este importante processo de reflorestamento que plantará 12.600 novas árvores na Fazenda Santo Antonio e cobrirá uma área equivalente a mais de dez campos de futebol tamanho padrão.

O projeto que visa a recuperação de áreas degradadas, neste caso, tem como principal objetivo a recomposição de matas ciliares, aquela que ocorre nas margens de rios e mananciais, uma vez que a propriedade possui dez nascentes e por dentro dela passam oito córregos afluentes do Rio do Peixe. A mata ciliar exerce grande papel na proteção dos cursos d’água e é fator fundamental para preservação da água, em quantidade e qualidade, no entanto que, a degradação da mata ciliar pode ser considerada como uma das principais causas da crise hídrica que o Estado de São Paulo vem vivendo.

 

A Fazenda Santo Antonio participa do projeto “Restauração das matas ciliares de nascentes e cursos d’água na bacia do Rio do Peixe”, aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, com recurso do Fehidro, sob contrato Fehidro 292/2014, Código MOGI 417.

A Associação Ambientalista Copaíba desenvolve vários projetos que podem auxiliar na recuperação de áreas de mata ciliar, mas para que a ação se  concretize é necessário que haja interesse e boa vontade por parte dos proprietários rurais. “Procuramos a Copaíba por conhecer a integridade desta instituição, da qual somos colaboradores, inclusive. Nosso objetivo principal é proteger as nascentes da Fazenda já que dependemos muito da água para o desenvolvimento de nossas atividades e também ampliar nossa reserva florestal para nos adequar ao CAR” -  comenta Marcelo Duarte.

Para saber mais sobre os projetos de restauração florestal da Copaíba, entre em contato através do telefone (19) 3895-8382 , e-mail:[email protected], ou faça uma visita à instituição situada à Rodovia Capitão Barduíno, 788, em Socorro-SP.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1001 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções