Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
04/02/2016 | Saúde de Amparo tem nova secretária

 O prefeito de Amparo (SP), Luiz Oscar Vitale Jacob definiu o novo nome para a Secretaria de Saúde. Maria Silvia Bergo Guerra será empossada na sexta-feira (5/2), no Gabinete do Paço Municipal Prefeito Carlos Piffer.

Maria Silvia está em Amparo desde a posse da atual administração, mas o contato com o município é antigo. Com um grande currículo na área da Saúde, Silvia terá desafios e caminhos a serem desbravados nos próximos dias. Conheça um pouco mais sobre a nova responsável pela pasta

 

Como foi esse caminho até chegar até o cargo de secretaria?

Minha primeira experiência foi como secretária de Saúde de Santo Antônio de Posse.  Através deste cargo eu tive a relação com Amparo. Comprávamos serviços da Santa Casa Anna Cintra. Neste período tive contato com Michel e recebi o convite dela para trabalhar aqui, em 2013.

Até então, eu era assessora técnica. A Michele tinha muito conhecimento técnico na administração hospitalar, mas, os contatos regionais eram feitos por mim, pois, trouxe essa expertise para a Michele. Foi intencionalmente me trazer para a equipe por conta da experiência anterior e rede de contatos. Fazia essa assessoria técnica para todos os segmentos. Desde a atenção básica até a atenção hospitalar.

 

Qual é a sua formação?

Eu não parei de estudar desde que entrei na área da Saúde. Sou Fisioterapeuta de formação. Fiz residência de fisioterapia respiratória, especialização de fisiologia humana na faculdade de Medicina do ABC, em seguida, uma especialização na Santa Casa de São Paulo em Gestão Pública em Saúde, mestrado em Saúde Pública, na Unicamp e tenho a formação em Educação em Saúde pelo Sirio Libanês onde atuei como facilitadora do Sírio com o Ministério da Saúde.

 

Qual sua opinião com relação ao Sistema Único de Saúde?

Em primeiro lugar, eu acredito no SUS – Sistema Único de Saúde, Independente do prefeito, governador que esteja na função. Todos deveriam usar o SUS. Os sistemas universalizados de Saúde pelo Mundo são feitos para 100% da população. Quero trazer toda essa experiência acadêmica que tive para a prática. Vou liderar a equipe.

 

 Como será sua Frente de Trabalho a frente da pasta?

Continuaremos todos os projetos do prefeito. Mais de 80% do programa de Governo do Jacob já foi realizado. É um ano bastante delicado devido crise, embora o Governo Federal tenha optado por uma proteção dos recursos da área. Não se faz Saúde sem dinheiro. É um desafio que estou bem disposta a desbravar. Estou muito motivada.

 

 Nestes três anos do prefeito Jacob, o que mudou na Saúde de Amparo?

O marco da gestão do prefeito Jacob é ter transformado Amparo em um polo regional na área da Saúde. Conseguimos desmembrar a cidade de municípios vizinhos da região de Campinas. Isso nos deu uma autonomia muito interessante. Todas as obras que vieram com essa sacada imprimirão ainda mais essa força. A entrega do AME, a realidade do Hospital Regional que o Governo do Estado entendeu a proposta e está apostando nesta necessidade. Acho que dentro de alguns anos, estaremos com ele pronto. Isso sem contar a Atenção  Básica que é referência para o Brasil todo. Nossa Saúde Bucal palestra em congressos. Vamos abraçar essa missão de sermos esse Polo Regional.

 

 Como é estar à frente da Secretaria?

É uma responsabilidade muito grande, pois, é a secretaria de maior orçamento, mas, a nossa equipe é extremamente competente. Como o ditado diz: uma andorinha não faz Verão. Eu acredito na força da equipe. A Maria Silvia é a equipe. Precisamos de todos da gestão central, dos coordenadores que estão na linha de frente com o usuário.

O Prefeito Jacob mais uma vez comprovou que dá preferência ao tecnicismo. Com a saída da Michele, ele poderia ter dado preferência para outro estilo de secretaria, mas, apostou numa equipe totalmente técnica. Nossa equipe não tem envolvimento com a Política Partidária e irá fazer o melhor para a população.

 

 

Maria Silvia Bergo Guerra

Fisioterapeuta de formação. Fez residência de fisioterapia respiratória e especialização de fisiologia humana na faculdade de Medicina do ABC, em seguida, se especializou na Santa Casa de São Paulo em Gestão Pública em Saúde, mestrado em Saúde Pública na Unicamp e formação em Educação em Saúde pelo hospital Sirio Libanês, onde atuou como facilitadora do Sírio com o Ministério da Saúde.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1384 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções