Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
02/06/2015 | Saúde registra primeira semana sem casos de dengue desde início da epidemia

 

 

 

 

            Pela primeira vez desde que a epidemia de dengue se iniciou em Itapira, no início desde ano, a Secretaria Municipal de Saúde fechou a semana epidemiológica sem registrar novos casos da doença. O ciclo zero da dengue foi atingido no sábado, 30, quando foi encerrada a última semana epidemiológica apurada pela Secretaria. A ocorrência de casos já vinha caindo sensivelmente no município desde 24 de janeiro, quando a dengue atingiu seu pico, com 642 notificações.

            Com a tomada de diversas ações pelo município, coordenadas pela Secretaria de Saúde, o número de ocorrências entrou em uma curva descendente bastante acentuada. Depois da semana epidemiológica de 18 a 24 de janeiro, que assinalou o pico da doença em Itapira, a Secretaria de Saúde passou a registar números paulatinamente menores. A curva foi se aprofundando gradativamente, até chegar a zero no período de 24 a 30 de maio.

            O combate a dengue, porém, continua no município, uma vez que a manutenção da condição de ausência de casos depende unicamente das medidas de controle, que devem ser tomadas tanto pela Prefeitura como pela população. Isso porque a dengue continua ocorrendo em grande parte do Estado de São Paulo e porque o mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, ainda pode vir a ser encontrado no município.

            Desde o início da epidemia, a Secretaria de Saúde, em parceria com as demais secretarias, adotou diversas medidas de controle e combate à doença. A secretária de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, coordenou, com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário, ações como conscientização da população, retirada de criadouros de casas e estabelecimentos comerciais e industriais, nebulização costal e veicular em toda a cidade, fiscalização permanente de imóveis e outras. Em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, foram feitos diversos mutirões de limpeza na cidade, que retiraram materiais inservíveis que poderiam acumular água de casas e terrenos.

            A Secretaria de Saúde lembra que a população deve continuar trabalhando para eliminar criadouros e que as ações de combate ainda continuam. A secretária de Saúde, Rosa Iamarino, destaca que a partir de agora deve ser reforçada a eliminação de eventuais criadouros do mosquito. Isso porque maio e junho marcam períodos de alternância entre chuva e sol, o que torna ainda mais propício o aparecimento de mosquitos.

O prefeito José Natalino Paganini saudou a marca alcançada, mas lembrou que o trabalho não termina, pois o risco ainda continua. “Chegamos a um momento importante, sem dúvida, mas ele aumenta a responsabilidade de todos, pois não podemos permitir que a doença volte a nos atacar e a fazer tantas vítimas como fez”, afirmou, destacando: “saúdo a Secretaria Municipal de Saúde e as nossas demais secretarias, assim como a população e os servidores municipais, pois todos atenderam ao nosso chamado neste momento em que travamos um verdadeira guerra contra um inimigo minúsculo, porém perigoso e mortal. Obrigado a todos os que se juntaram a nós nesta guerra”. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1132 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções