Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
20/04/2015 | Thiago de Menezes é homenageado com láurea que leva o nome de Renato Russo

 O jornalista, escritor e ativista cultural Thiago Menezes, 39, foi um dos destaques de um evento realizado na segunda-feira, 13, em São Paulo, mais especificamente no Teatro Augusta, onde ocorreu a entrega da Medalhar Renato Russo. A láurea foi criada recentemente através de um entendimento entre a família do saudoso cantor e compositor e Ancec (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação).

Menezes se juntou a diversos nomes de ponta do rock nacional como os integrantes do grupo Sepultura o   vocalista e compositor Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Thaíde, Kiko Zambianchi, Bianca Jhordão, além dos atores Marcos Breda, Bruno Torres e Luigi Baricelli.
 
Segundo Menezes explicou, a homenagem o apanhou de surpresa pelo fato deter sido direcionada a ícones do rock nacional. Os motivos da criação do prêmio, conforme esclareceu, deveu-se aos festejos dos 50 anos do rock nacional e aos 55 anos que Renato Russo completaria neste ano. “Tenho entre minhas publicações uma trilogia dedicada ao rock nacional na forma de um relato sobre a vida da Celly Campello (1942-2003) e cujo trabalho de pesquisa resultou em material suficiente para publicar um outro livro, Trajetória do Rock’nroll no Brasil “, revelou.
 
O livro sobre Celly Campello ele escreveu ainda muito jovem, quando estava concluindo o curso de jornalismo da Puccamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Morando em Campinas, chegou a ser vizinho de Celly, por quem possuía afeição pessoal e artística, intuindo que sua trajetória daria uma monografia perfeita para conclusão de seu curso. Este primeiro trabalho foi publicado em 1996 e ganhou no ano passado uma roupagem nova.
 
Aficionado do rock, Thiago Menezes tem uma coleção particular de discos raros deste movimento musical. Para chegar à essência do primeiro livro (ele já tem 30 deles publicados versando sobre diversos temas relacionados a pessoas influentes na sociedade brasileira) conta que teve ajuda do irmão e parceiro de Celly, Tony Campelo. “O Tony me abriu seus arquivos pessoais, fez mais ainda: me abriu as portas para entrevistar pessoas influentes do movimento que resultou no primeiro estágio do rock nacional”, contou.
 
O livro de 1996 tinha como título “Celly Campello - A Rainha dos Anos Dourados” (Trajetória do Rock’nroll no Brasil -Período de 1954 / 1965). O relançamento, na verdade, segundo ele, é uma segunda edição, revista, ampliada, melhorada e ricamente ilustrada, com apresentação de Valdir Siqueira e prefácio original de Ricardo Cravo Albim. Faz parte da trilogia que é composta a partir dos livros que escreveu e publicou sobre o assunto: “BANHO DE LUA – Tony e CellyCampello” (2014), “OS PIONEIROS DO ROCK’N’ ROLL BRASILEIRO” (Evolução da músicajovem no Brasil / Período 1955 – 1965) (Editora ALL PRINT SP / 1ª Edição – 2011)
 
 
Menezes exibe trilogia que lhe valeu reconhecimento no mundo editorial
 
 
Quando recebia sua medalha das mãos da mãe de Renato Russo, Carmen Monfredini
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1587 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções