Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
18/09/2014 | 21 de setembro: Evento esportivo lembra dia de luta das pessoas com deficiência

 

 

Neste domingo, 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das pessoas com deficiência.

Em Itapira, a importante data será lembrada durante a realização da Etapa da Primavera do Circuito das Estações de Corrida e Caminhada, a realizar-se a partir das 9h00 no bairro dos Prados, com percurso de 5K. 

A largada e a chegada acontecem na rua Natalino Rovaris, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes José Carlos Malandrim.

A iniciativa foi aprovada por unanimidade durante a reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no último dia 5 de setembro, pois a etapa terá a presença de pessoas com deficiência, correndo ou caminhando.

A luta de melhores condições de vida para as pessoas com deficiência passa por vários aspectos: acessibilidade, empregabilidade, voluntariado, legislação, educação, atendimento prioritário e transporte público, dentre outros.

Na esteira esportiva, hoje o desporto paralímpico brasileiro se consolidou como uma potência internacional, onde ostenta a posição de 7º melhor país do mundo, colocação obtida na última Paralimpíada em Londres, Inglaterra, com 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 08 de bronze. O resultado é fruto da luta e da dedicação dos paratletas, onde o desafio agora é melhorar o ranking nos próximos jogos, que serão disputados em 2016 no Rio de Janeiro.

Outra vitória no segmento das pessoas com deficiência (PCD) é o aniversário de 22 anos da Lei de Cotas, em 24 de julho, onde a palavra de ordem é a inclusão. Por outro lado,  a   acessibilidade das  pessoas com  deficiência ou com mobilidade reduzida é uma luta encarada diariamente pelas pessoas com deficiência, superando barreiras e obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

O cenário de hoje, no tocante à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, vem crescendo a cada dia, através do trabalho incansável da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de entidades e associações, como APAE, ADI e CAHEK, que batalham dia a dia para a melhoria das condições, proporcionando oportunidades, respeito, trabalho, porque não há limite para a força de vontade dos deficientes.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

764 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções