Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Abril de 2024
Notícia
05/07/2015 | Aconteceu neste domingo a 2ª Queima do alho
 

Neste domingo, 5, o Recinto Agropecuário Carmem Ruette de Oliveira abrigou a 2ª edição da Queima do Alho da Festa do Peão de Itapira. O evento é produzido pela LBR Eventos em parceria com a prefeitura. A entrada foi um quilo de alimento não perecível que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.

 


O evento tem sua origem na época em que os tropeiros viajavam para vender seus bois com um grupo formado por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões. Por se tratarem de viagens longas de até quatro meses, eram comuns que os cozinheiros levassem alimentos não perecíveis e conservados no sal grosso no lombo dos animais. Em outra versão mais recente, os peões de boiadeiros iam montados em seus cavalos com sua comitiva para Barretos (SP) e sempre se levantava a questão de quem iria queimar o alho. Quem se dispusesse, começava a descascá-lo e colocá-lo na conserva de gordura animal para que quando todos chegassem ao destino final estivesse tudo preparado. Isso deu origem a uma tradição culinária típica que antecede as festas de boiadeiro.

De acordo com Luciano Batista Rodrigues, organizador do evento, a programação teve início às 10h com a saída da cavalgada do Recinto Agropecuário Carmem Ruette de Oliveira.

O  passeio retornou  por volta das 11h30, quando foi servido o almoço com arroz, feijão tropeiro e costela no chão, cardápio que foi comercializado a um custo simbólico. Uma ampla praça de alimentação com bebidas e outras opções também estava montado no local.

As atrações musicais ficaram por conta da apresentação da dupla Éric & Ronaldo, de Espírito Santo do Pinhal (SP), na parte superior do Recinto, e de DJ e Som Automotivo na área do estacionamento.

 “Uma equipe especializada em segurança atuou em toda a área do Recinto e também do estacionamento”, enfatizou Rodrigues. 
 
Fotos: Renato Coraça Silva
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

750 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções