Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
07/10/2013 | Advogado de Pinto Molina diz ao STF que fuga foi ?épica jornada?.

André Richter
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A defesa do senador boliviano Roger Pinto Molina pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do habeas corpus no qual o parlamentar pedia um carro ao governo brasileiro para deixar a Embaixada do Brasil em La Paz (Bolívia), além da intervenção no processo de concessão de um salvo-conduto. Na petição, Fernando Tibúrcio, advogado do senador, definiu a fuga como “épica jornada”. O processo chegou ao STF no dia 17 de maio.

No documento, Tibúrcio relata ao ministro Marco Aurélio, relator do processo, que Molina foi retirado da embaixada brasileira, no dia 23 de agosto, com ajuda do diplomata Eduardo Saboia, e está em território brasileiro. Por esse motivo, a defesa pede o arquivamento do pedido. “Por obra de determinação de um grande brasileiro, o diplomata Eduardo Saboia, o senador da República da Bolívia Roger Pinto Molina foi colocado em um carro diplomático daquela representação e, depois de um épica jornada de 22 horas e 1,6 mil quilômetros, alcançou a liberdade”, disse o advogado.

Pinto Molina foi retirado da Bolívia em uma operação organizada pelo encarregado de Negócios do Brasil em La Paz, o diplomata Eduardo Saboia. O fato desencadeou uma crise diplomática. O então chanceler Antonio Patriota foi substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado.

O senador ficou 455 dias abrigado na embaixada brasileira à espera de autorização dos bolivianos para deixar o país. Em junho de 2012, o Brasil concedeu asilo diplomático ao senador, mas o governo boliviano não deu o salvo-conduto para ele deixar o país.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/advogado-de-pinto-molina-diz-ao-stf-que-fuga-foi-%E2%80%9Cepica-jornada%E2%80%9D

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

751 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções