Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
18/12/2014 | Agência Nacional de Águas orienta empresários de Jundiaí
Água

Entre as medidas está o aviso aos usuários quando a disponibilidade de água atingir o estado de alertaArquivo/Agência Brasil

Representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) se reúnem hoje (18), às 14h, com empresários da indústria e agropecuária na cidade de Jundiaí (SP) para orientar sobre as novas regras do uso da água, alteradas em função da escassez que afeta a região. Participam também representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee).

As restrições buscam preservar os mananciais que fazem parte das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Entre as medidas, está o aviso a esses usuários quando a disponibilidade de água atingir o estado de alerta.

Quando a situação estiver mais crítica e os rios atingirem o estado de restrição, a utilização é ainda mais limitada. Para o abastecimento público ou dessedentação animal, o volume diário para captação é reduzido em 20%. Nos casos de uso industrial e na irrigação, a redução é 30% do volume. Os demais tipos de uso são obrigados a interromper a captação, exceto quando não há consumo efetivo de água.

Em outra estratégia adotada, a retirada de água é suspensa entre as 7h e as 13h para usos industriais. A captação para irrigação ou dessedentação de animais é cortada entre as 12h e as 18h.

Reunião semelhante ocorre amanhã (19) com os empresários na cidade de Camanducaia (MG), com a participação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). As novas regras entram em vigor a partir de publicação de resolução conjunta entre a ANA e os órgãos gestores estaduais no Diário Oficial da União.

Editor Graça Adjuto

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/agencia-nacional-de-aguas-orienta-empresarios-de-jundiai-sobre-uso-da-agua

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1295 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções