Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
13/07/2014 | Alunos do curso de Fisioterapia do IESI têm artigos publicados em revista científica internacional

  

 Dois estudantes matricula­dos no último ano do curso de Fisioterapia do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira), Jonathan Mancini Scaglia e Elisabete Aparecida de Oliveira Almeida, ambos residentes em Itapira, tiveram seus trabalhos de conclusão de cursos pu­blicados na revista argentina Lecturas (www.efdeportes.com), na edição do mês de junho (volume 19, números 193, 2014). A referida revista possui classificação de impac­to junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão que determina a vali­dação das publicações pelos pesquisadores brasileiros. Os artigos “Esclerose Múltipla, Fadiga e Atividade Física” (Jo­nathan) e “A Importância do Atendimento Domiciliar para a Criança com Paralisia Cerebral e seu Cuidador: Um Enfoque do Fisioterapeuta” (Elisabete)foram tomados como tema a partir de questionamentos lançados ao longo do curso, propiciados pela matriz cur­ricular de formação, e que os levaram ao aprofundamento em forma de pesquisa cientí­fica, segundo o orientador e atual coordenador do curso, o professor doutor Joaquim Maria Ferreira Antunes Neto.

Antunes Neto destacou que este não foi o primeiro caso de um artigo da lavra dos alunos do IESI a receber deferência especial de uma publicação científica de renome e que outros trabalhos estão em vias de receberem este tipo de de­ferência. Conforme revelou, o primeiro artigo de impacto para toda a instituição partiu também do curso de Fisiote­rapia, com a publicação do artigo “Micro-Rna, Resistência à Insulina e Exercício: Avanços Científicos no Controle da Sín­drome Metabólica”, publicado na respeitada “Revista Brasi­leira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento”. Este artigo, segundo ele, surgiu como pro­posta na disciplina “Atividades Práticas Supervisionadas”, onde o objetivo era a realização de estudos introdutórios sobre as relações entre obesidade e manifestação do diabetes, conduzidos pelas estudantes do segundo ano, Natália Mar­quezini, Antoniana Zaccarioto, Giovana Silvério, Eliane Avelino e Alexandra Silva, as quais ga­rante o professor, superaram suas expectativas iniciais, pois este foi um tema que atingi maior domínio apenas durante os meus estudos de pós-dou­torado . Ainda conforme pôde destacar, foi a partir daí que foi estabelecido um parâmetro de qualidade para as ações de pesquisas desenvolvidas no curso, o que resultou, agora, nas publicações dos artigos. “Esta vem sendo a dinâmica por mim implantada junto ao curso de Fisioterapia no IESI, onde busco contribuir com minha experiência enquanto cientista atuante há 21 anos na área da Biologia Molecular e Bioquímica”, comentou.

Por fim, o coordenado­renfatizou a importância da implantação da Clínica da Saúde pelo IESI na formação dos nossos futuros fisiotera­peutas. “Em nossa região não há cursos na área da saúde que possuam estrutura de atendimento tão moderna e equipada nos setores de Fisioterapia e Enfermagem quanto aos nossos. Desde a abertura da Clínica da Saúde, no ano passado, passaram mais de 50 pacientes, que foram atendidos nas áreas de ortopedia e neurologia, complementando, ainda, com hidroterapia. Todos são trata­dos por docentes altamente capacitados (especialistas e mestres) e alunos em fase de supervisão de estágio”, elencou. A Clínica da Saúde do IESI foi inaugurada em se­tembro do ano passado com o objetivo de aproximar o ensino de fisioterapia e também de enfermagem da comunidade­local. Sua sede fica localiza­da na Rua Comendador João Cintra, 551. Os atendimentos podem ser agendados levando o requerimento médico para tratamento fisioterápico, tanto adulto quanto crianças, nos mais diversos e severos níveis de atenção à saúde.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1247 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções