Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
07/07/2015 | Americanos estão cada vez mais preocupados com crise grega

Cresce a preocupação dos Estados Unidos com a situação na Grécia. Os americanos trocam telefonemas frequentemente com os líderes europeus e gregos, diante das implicações geopolíticas da ruptura das negociações e uma eventual aproximação de Atenas com Moscou ou Pequim.

O presidente Barack Obama e o seu secretário do Tesouro, Jack Lew, admitiram acompanhar a evolução da crise com numerosas ligações para líderes europeus, como a chanceler alemã, Angela Merkel, o chefe de estado francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Hoje mesmo, Obama falou com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e com Merkel, quando os líderes da Zona Euro esperavam uma proposta para um terceiro resgate financeiro da Grécia.

Tanto Obama como Lew têm apelado repetidamente a todas as partes, incluindo credores internacionais e o governo grego, para que alcancem um acordo que inclua reformas estruturais, por parte de Atenas, e uma discussão sobre o alívio da dívida grega.

Em pano de fundo, está a realidade geopolítica da Grécia, que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, e é decisiva para a estabilidade nos Balcãs, vizinha do Oriente Médio e porta de entrada de imigrantes.

Desde a sua chegada ao poder que Tsipras tem marcado distância com os seus parceiros europeus e dado a entender que poderia procurar ajuda financeira em Moscou, para onde se deslocou várias vezes, ou Pequim.

A última coisa que os americanos querem ver é uma Grécia a afastar-se da Europa e aproximar-se da Federação Russa, em contexto de tensão crescente entre Washington e Moscou devido à crise na Ucrânia.

Depois do referendo de domingo, que rejeitou acordo com credores europeus, o presidente russo, Vladimir Putin, conversou com Tsipras para discutir ?as condições da prestação de ajuda financeira a Atenas pelos credores internacionais, bem como assuntos relativos ao desenvolvimento da cooperação russo-grega?, segundo comunicado distribuído pelo Kremlin.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-07/americanos-estao-cada-vez-mais-preocupados-com-crise-grega

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

751 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções