Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
28/03/2015 | Aneel e governo do Rio lançam na zona oeste projeto Comunidade Eficiente

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Light e o governo do estado do Rio de Janeiro lançaram hoje (28), na comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste da cidade, o projeto Comunidade Eficiente, destinado aos consumidores beneficiados com a tarifa social.

O projeto de eficiência energética ? realizado pela Light e integrante da carteira de investimentos do programa Rio Capital da Energia, do governo do estado ? vai regularizar e reformar a rede elétrica da região. A iniciativa, que já beneficiou mais de 350 comunidades, também inclui ações como a substituição de equipamentos ineficientes, como lâmpadas e geladeiras, e atividades educativas.

Segundo informações do governo do estado, cerca de 15 mil consumidores já estão sendo beneficiados com a nova rede elétrica na área conhecida como Areal. Em Areinha, haverá 6 mil imóveis com o sistema regularizado. A ideia é atender a toda a população de Rio das Pedras nos próximos anos. De acordo com o presidente da Light, Paulo Roberto Pinto, a concessionária está investindo R$ 90 milhões em Rio das Pedras.

?Os recursos serão aplicados nos próximos dois anos. A rede elétrica da comunidade será modernizada. Além disso, é importante que o consumo de energia seja eficiente, para que a conta caiba no orçamento doméstico do cliente?, disse.

A partir da implantação do projeto, haverá a troca gradativa e gratuita de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e geladeiras ineficientes por equipamentos novos com o Selo Procel de economia de energia. Além disso, ações educativas levarão à população dicas de segurança e informações sobre o uso eficiente da energia elétrica, por meio do contato individual, porta a porta, de palestras, eventos e plantões de atendimento local.

As informações divulgadas pelo Palácio Guanabara acrescentam que, nos últimos anos, a iniciativa já foram investidos aproximadamente R$ 57,8 milhões no projeto, assegurando uma economia de mais de 87 mil megawatts-hora (MWh) por ano.

As ações do Comunidade Eficiente foram intensificadas nas favelas do Rio com a implantação das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e atendem às famílias com renda mensal inferior ou igual a meio salário mínimo. A primeira comunidade pacificada a receber o programa foi Santa Marta, em Botafogo, na zona sul.

Durante a solenidade, o governador Luiz Fernando Pezão informou que a comunidade de Rio das Pedras, localizada em Jacarepaguá, ganhará uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que será instalada em terreno de 22 mil metros quadrados, comprado da Caixa Econômica Federal.

Editor José Romildo

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-03/aneel-e-governo-do-rio-lancam-na-zona-oeste-projeto-comunidade-eficiente

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1245 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções