Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
17/08/2016 | Apoio a projeto social de formação de atletas marca Casa do Catar na Rio 2016
Casa de hospitalidade do Catar, batizada de Bayt Qatar

Casa de hospitalidade do Catar, batizada de Bayt Qatar, está instalada na Casa Daros, em BotafogoBayt Qatar/Luiz Frota/Divulgação

Com o luxo típico de um cenário das 1001 noites, a casa de hospitalidade do Catar, batizada Bayt Qatar, se destaca na Rio 2016 pelo lado social. Toda a renda obtida com a venda de ingressos (R$ 20 a entrada inteira) na Bayt Qatar será revertida para o projeto Futuro Olímpico, criado em 2007 pelo medalhista olímpico Arnaldo Oliveira, com o objetivo de levar a prática de atletismo para estudantes de escolas públicas das redes municipais e estaduais da periferia do Rio de Janeiro.

A Bayt Qatar ficará instalada na Casa Daros, em Botafogo, zona sul da cidade, até o dia 21 deste mês, com funcionamento de segunda a quinta-feira de 18h às 22h; sextas e sábados, das 15h à meia-noite; e domingos, de 15h às 22h.

A parceria do projeto Futuro Olímpico com o Catar começou por acaso, quando o Comitê Olímpico daquele país procurava um projeto social no Rio de Janeiro que lidasse com crianças carentes e desenvolvesse um trabalho também de alto rendimento para formar futuros atletas olímpicos, informou hoje (17) Arnaldo Oliveira, medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta, em 1996.

Convidado a participar de uma competição que escolheria dez atletas em desenvolvimento para conhecer o centro de treinamento do Qatar, em Doha, capital do país, com técnicos especializados, Oliveira propôs que a disputa englobasse crianças atendidas também por outros projetos similares do Brasil. A competição ocorreu no último dia 22 de maio, na Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), na capital fluminense.

Centro de treinamento

Sete crianças do projeto Futuro Olímpico e três de outros projetos vão visitar o Catar, onde deverão permanecer entre sete e dez dias para intercâmbio e conhecer as estruturas esportivas. A viagem deve ocorrerr em novembro. Arnaldo Oliveira informou que, durante a competição, a Sheikha Asma Al Thani, diretora de Marketing do Comitê Olímpico do Catar  (QOC, do nome em inglês), manifestou a intenção de apoiar, durante a Olimpíada Rio 2016, o projeto que passava por dificuldades econômicas.

?Só tenho a agradecer ao QOC. Uma ajuda dessas não é toda hora que nós temos. Qualquer suporte para meu projeto é válido, porque está ajudando as crianças, está salvando vidas, dando oportunidade a alguns atletas que têm talento a estarem nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fico muito feliz, porque a ajuda do Catar dá mais sustentabilidade ao projeto, que já tem nove anos?, lembrou Oliveira.

Atualmente, o projeto tem 250 crianças integradas socialmente pelo atletismo, das quais 95% são de escolas públicas de comunidades carentes e 5% de escolas particulares. Arnaldo Oliveira disse que o limite são 300 crianças, porque, ?quanto mais alunos, mais necessidade de contratar profissionais?. O projeto dá lanche, ajuda de custo e vale-transporte aos futuros atletas.

No Catar, Oliveira pretende ver a possibilidade de fazer intercâmbio ou parceria com o QOC com duração de ?pelo menos dois anos? para formar mais atletas.

Bayt Qatar

Para visitar a Bayt Qatar, os interessados devem comprar o ingresso somente pela internet. A casa de cultura ocupa as instalações da Casa Daros, patrimônio histórico do Rio de Janeiro. Ali, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a gastronomia, danças, música e arte do Catar, bem sua transformação em um polo mundial de esportes. 

O pátio do casarão abriga réplica de um souq, ou mercado de especiarias a céu aberto, semelhante ao que existe em Doha. Conforme a assessoria de imprensa da Bayt Qatar, os visitantes podem participar de oficinas de caligrafia árabe, tirar fotos com vestimentas típicas e fazer simulação de corrida de camelos em 3D, entre outras atividades. 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/rio-2016/noticia/2016-08/apoio-projeto-social-de-formacao-de-atletas-marca-bayt-qatar-na-rio-2016Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

836 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções