Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
27/05/2015 | Ban Ki-moon critica operação naval no Mediterrâneo para conter imigração ilegal

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, criticou hoje (27) a operação naval de combate ao tráfico de pessoas no Mediterrâneo, promovida pela União Europeia. ?Deve haver outras maneiras de resolver a crise dos imigrantes que atravessam o Mediterrâneo em direção à Europa", disse Ban Ki-moon, após uma reunião com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Ele mostrou-se preocupado com a proposta da Europa de destruir barcos usados pelas máfias no Norte da África.

No entanto, Ban Ki-moon parabenizou a Comissão Europeia pela proposta, apresentada nesta quarta-feira pelos Estados-membros, de transferir 40 mil refugiados da Síria e Eritreia e pediu aos governos europeus para apoiarem o sistema de cotas de acolhimentos, considerando que todos os países devem partilhar dessa responsabilidade.

A comissão propôs que os Estados-membros da União Europeia acolham 40 mil refugiados da Síria e da Eritreia, nos próximos dois anos, dos quais 1.701 deverão ser recebidos por Portugal.

A proposta do secretário-geral, uma das mais importantes e polêmicas da Agenda para a Migração, contempla refugiados que chegaram à Itália e à Grécia a partir de 15 de abril.

A Agenda para a Migração, foi apresentada há duas semanas, depois de os líderes europeus terem enfrentado acusações de passividade e indiferença diante dos naufrágios de embarcações com imigrantes no Mar Mediterrâneo.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações, este ano, até meados de abril, morreram em naufrágios no Mediterrâneo mais de 1.750 imigrantes, 30 vezes mais do que no mesmo período de 2014.

A Comissão Europeia propõe que a distribuição dos 40 mil refugiados pelos países seja feita com base em um sistema de cotas que levará em conta vários fatores, sendo os principais o Produto Interno Bruto ? soma de todas as riquezas produzidas no país ? e a população total de cada país. Nessas cotas não estão incluídos o Reino Unido, a Irlanda e a Dinamarca, que se beneficiam de cláusulas de exceção nos tratados europeus.

A comissão propõe ainda um mecanismo temporário de transferência de 20 mil refugiados em situações de emergência, sobretudo no Norte da África, no Chifre da África e no Oriente Médio.

As propostas têm ainda de passar pelo crivo do Conselho Europeu, sendo que vários Estados-membros já se manifestaram contra cotas obrigatórias. Além do Reino Unido, que critica a medida, também a Hungria e a Eslováquia têm levantado questões. Mesmo na França, as propostas também estão longe de terem consenso.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-05/ban-ki-moon-mostra-preocupacao-com-operacao-militar-da-ue-contra

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1183 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções