Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
21/12/2014 | Câmara abre homenagens ao professor Barretto

Na sexta-feira, 12, a Câma­ra de Vereadores deu início, através da realização de uma sessão solene, à programação de homenagens pelas come­morações dos 80 anos do pro­fessor de Educação Física, José de Oliveira Barretto Sobrinho, pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados à comu­nidade itapirense no âmbito educacional, social e despor­tivo, conforme determina o Projeto de Decreto Legislati­vo nº 13/2014, de autoria do presidente da Casa, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB). Na ocasião, autoridades, fa­miliares, amigos e ex-alunos prestigiaram a sessão, que foi dirigida pelo vice-presidente da Casa, vereador Rafael Donizete Lopes (PROS), que substituiu Carlinhos Sartori com proble­mas de saúde.

“O seo Zé é um exemplo de vida para todos nós, não so­mente como exímio atleta que sempre foi, mas também pela pessoa que é, pelo carinho com os demais e pela determinação de uma vida regrada”, destacou Lopes. “Nosso professor irá completar 80 anos e nós, como co-participantes de sua vida, queremos homenageá-lo por sua grandeza como homem e profissional da Educação. Quero agradecer pela sua sen­sibilidade como educador, pelo seu trabalho como cidadão e pela sua magnitude como pai da família e semeador de frutos de formação, amizade e responsabilidade”, disse José Mário Moraes, em nome dos ex alunos e da comissão orga­nizadora.

Já o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) destacou a importância desta merecida e justa homenagem. “Uma personalidade que tem uma altura moral gigante e, ao mesmo tempo, um carinho sincero pela nossa gente, um coração de menino que não se deixou embrutecer com o tempo. Professor Barretto mudou positivamente a história do esporte itapirense; dois de seus alunos ocupam hoje os mais altos postos das maiores universidades paulistas na área daEducação Física. Obrigado Barretto pela sua dedicação”, frisou.

Mesmo enfermo, o presi­dente da Casa, Carlinhos Sar­tori, enviou uma mensagem ao professor Barretto, lido na ocasião pelo cerimonial: “Esta homenagem nasce do pro­fundo reconhecimento, por parte daqueles que tiveram a oportunidade e a satisfação de conviver com o nosso ho­menageado, do seu talento educativo, da fecundidade de sua reflexão filosófica e de sua imensa generosidade”, destacou Carlinhos.

 

E ainda: “quem melhor para representar o profissional de Educação Física, se não o pro­fessor Barretto? Este homem

influenciou positivamente gerações e gerações de alu­nos, forjou atletas e equipes campeãs e levou seus ideais as últimas consequências. E podemos dizer que tudo deu certo!”, finalizou o presidente.

Ao final dos discursos, Bar­retto foi homenageado com um cartão de prata e uma placa comemorativa, enquanto a esposa

Zuma Barretto rece­beu um ramalhete de flores da comissão organizadora. “Eu estou muito emociona­do. Ainda bem que continuo em forma, senão acho que meu coração não aguenta­ria”, brincou Barretto logo no começo. “Fica difícil de dizer alguma coisa diante de tantas pessoas queridas. Sou do tempo em que a Educação era de qualidade e funcionava, e hoje, infelizmente não é mais assim. Agradeço a todos por esta homenagem, agradeço a minha esposa e companheira de uma vida Zuma, aos meus filhos e a vocês todos aqui presentes. Muito obrigado”, finalizou Barretto. 

Programação 2015

Janeiro

Jogos de Verão, com início no dia 09, será realizado em homenagem ao professor Barretto.

Fevereiro

No Carnaval, haverá desfile de um bloco em homenagem ao professor, com organização de Beto Scarphone.

Março

Abertura da exposição sobre a vida e a obra de Barretto no Museu Histórico e Pedagógico Virgolino de Oliveira. Fica aberta até setembro/2015.

Setembro

Reportagens em revistas especializa­das de Educação Física CREF e CONFEF; dia 01, dia do profissional de Educação Física.

Outubro

Dia 02 – Homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Dia 04 – Missa de Agradecimento Igreja Santo Antônio.

Dia 24 – Desfile de Aniversário da Cidade: “Pelotão Barretto com ex-alunos”, seguido de um churrasco de confraternização no Sítio do Lago.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1532 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções