Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
16/05/2014 | Câmara abriga debate sobre a prestação de serviços de cooperativas de reciclagem

 

 

A Câmara de Vereadores de Itapira e a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Itapira, a Ascorsi, realizam na tarde desta quinta-feira, no plenário do legislativo itapirense, um debate sobre a prestação de serviços de cooperativas e associações ligadas ao trabalho de coleta seletiva. O encontro contou com a participação dos técnicos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas da Universidade de Campinas (Unicamp), Érica Zucatti da Silva, Cíntia Villas Boas e Marcos Vinícius de Souza, que explanaram sobre as novas tendências do setor, principalmente no que diz respeito a contratação, pelo poder público, dos serviços destas cooperativas e associações como a Ascorsi, uma tendência em todo o país, reconhecendo a atividade de coleta seletiva como um trabalho e não como assistencialismo.

 
Também estiveram presentes os vereadores Carlos Alberto Sartori, Maurício Cassimiro de Lima, Marcos Paulo da Silva, Rafael Donizete Lopes, Luiz Antônio Machado, Juliano Feliciano e Joílson Batista Militão da Silva, a bióloga Maria Odete de Mello Santana e o representante da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Martelli.
 
A título de ilustração, hoje em dia, cidades como Ourinhos (SP) por exemplo, já aderiram ao Programa Pró Catador, instituído pelo decreto nº 7.405 de 23 de dezembro de 2010, em apoio e fomento à organização produtiva dos catadores de materiais recicláveis, que prevê, entre outras benefícios, o pagamento pela coleta, triagem, beneficiamento e comercialização dos resíduos sólidos. Atualmente os catadores, apesar de realizarem todo o processo, recebem apenas pela comercialização dos produtos recicláveis.
 
Na prática, o que se pretende é a inclusão social e econômica destes trabalhadores que realizam hoje importante papel em nossa sociedade, ficando o Poder Público Municipal responsável por criar políticas dirigidas à garantia dos direitos sociais de saúde, educação e moradia.  
 
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa CMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1624 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções