Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Fevereiro de 2020
Notícia
16/08/2016 | Campanha Anti-Rábica atinge 5.750 animais vacinados e tem nova etapa no sábado

Com a primeira etapa da Campanha de Vacinação Anti-Rábica, que ocorreu no último sábado, 13, nas nove Unidades Básicas de Saúde, a cobertura de imunização atingiu o número de 5.750, dos quais 4.857 são cães e os outros 893 são gatos. O número também inclui os animais que foram vacinados na etapa do dia 6 de agosto nos bairros de Barão, Eleutério e Ponte Nova, e também a campanha que ocorre nos condomínios rurais e roteiros iniciada no dia 13 de julho. A estimativa é que a população na cidade seja de 9.938 cães e 1.653 gatos. A meta de cobertura é de 80%.

De acordo com o veterinário Rodrigo Bertini, do Serviço de Controle de Zoonoses do município, a primeira etapa urbana foi satisfatória, mas era esperado um número mais elevado, principalmente em relação aos gatos.  Somente nas UBS Vila Ilze, Cubatão, Prados, Istor Luppi, Braz Cavenaghi, Figueiredo, Flávio Zacchi, Pé no Chão e Central o total foi de 1646 cães e 235 gatos imunizados no dia 13.

Neste sábado, 20, as nove unidades voltam a funcionar das 8h00 às 16h00 para que os tutores possam levar seus animais. A vacina utilizada é a Bioraiva Pet, do Laboratório Biogénesis, e o Ministério da Saúde liberou 10.500 doses para o município. “É uma questão de consciência do tutor de levar o animal para tomar o medicamento. Trata-se de uma vacina de boa qualidade e mesmo aqueles que já tomaram a vacina há mais de 30 dias podem tomar outra como reforço”, afirmou Bertini. É importante ressaltar que o medicamento é aplicada pelos técnicos responsáveis e não podem ser entregues aos tutores.

Depois dos três dias principais de vacinação, o medicamento continuará sendo aplicado até o dia 30 de setembro no setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Para ONGs que cuidam de animais ou mesmo tratadores que possuem um número alto de cães e gatos, poderá ser feito um agendamento para que o agente vá até o local. O contato deve ser feito pelo telefone (19) 3813.8825. 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

473 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções