Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
02/05/2015 | Capelinha histórica é encontrada

 

Parte da história da Matriz de São Benedito foi resgatada há dois meses na antiga residência do padre emérito José Roque de Paiva, que fica no bairro Santa Cruz. Uma capelinha de madeira, apontada como a mesma utilizada pelo escravo Chico Pitada (Francisco de Oliveira) para arrecadar fundos para a construção da primeira igreja do Largo São Benedito, passou a ser exposta na matriz. Fotografias e moedas antigas também foram encontradas.
De acordo com o padre Ademir Bernardelli, o achado ocorreu no fim de fevereiro, depois que ele e um grupo de paroquianos foram até a casa para desocupá-la para reforma, uma vez que padre Roque foi para Campinas -SP. Foi nesse dia em que eles se depararam com as fotografias uma delas em que Chico carrega a capelinha, as moedas e a relíquia.
A descoberta foi anunciada durante uma das missas e desde então a capelinha histórica está exposta na igreja. “Olhando para ela, os fiéis poderão se lembrar que ela foi utilizada para construir a primeira igreja. São 100 anos de história e creio que ela estava na igreja antes e que padre Roque decidiu guardá-la”, disse Bernardelli.
As fotografias encontradas serão mostradas aos fiéis em novembro desse ano, durante as comemorações do jubileu de 50 anos da Paróquia de São Benedito. As imagens são da igreja antiga, da linha do trem, das festas e da construção da torre

 

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1164 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções