Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
06/04/2016 | Cardozo mentiu e induziu brasileiros a erro, diz Sampaio

 Cardozo mentiu e induziu brasileiros a erro, diz Sampaio

 

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) rebateu nesta terça-feira (5), durante fala na tribuna da Câmara, os argumentos apresentados pelo ministro da Advocacia Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, em defesa da presidente Dilma Rousseff, na Comissão Especial do Impeachment, na segunda-feira (4). Num discurso duro, Sampaio – que é vice-presidente da comissão -, disse que Cardozo mentiu e induziu o Brasil a erro.

“De início, o ministro Cardozo disse que esse pedido de impeachment era nulo porque vinha eivado de um vício, que era o vício do desvio de finalidade”, disse Sampaio. “Desvio de finalidade é usar o cargo de presidente da República para colocar no ministério alguém que está sendo processado e investigado criminalmente”, declarou, referindo-se à nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. “Qual é a legitimidade da presidente de indicar Lula para um cargo, quando se busca exclusivamente livrá-lo do juiz Moro? Não tinha outra intenção. A presidente Dilma praticou desvio de finalidade ao pegar um ato de posse e empossar alguém para que ele, efetivamente, saísse da primeira instância e tivesse foro privilegiado.”

Sampaio também criticou o argumento do ministro segundo o qual as chamadas pedaladas fiscais foram atos “normais”, comparáveis aos de um pai de família em dificuldades financeiras. “Um pai de família decide o que bem lhe convier porque o dinheiro é dele. O dinheiro não é público. Aqui nós estamos falando de dinheiro público. E dinheiro público, senhor ministro, não é assim: eu decido mudar e, ao invés de uma laranja, compro uma banana. Não! Dinheiro público o Congresso é que autoriza qualquer decreto para gasto que não esteja no Orçamento. Vossa Excelência induz o Brasil a erro ao fazer uma afirmação que sabe, como jurista, que é mentirosa”, disse Sampaio.

Sobre o argumento de que o impeachment seria uma tentativa de “golpe”, Sampaio foi taxativo:

“Golpe é induzir a população a erro. Golpe é se mancomunar com bandidos que roubaram a Petrobras. Isso é golpe!”

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

995 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções