Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Outubro de 2020
Notícia
26/12/2014 | Carlinhos Sartori faz balanço ao final do mandato como presidente da Câmara

O presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Sar­tori (PSDB), fez um balanço de sua gestão na sessão da última terça-feira, 16, e afirmou que cumpriu sua função frente ao Legislativo itapirense. Na ocasião, se despediu do comando da Casa e disse estar satisfeito com o dever cumprido e feliz pelo trato e respeito com a coisa pública.

Sartori disse ainda que ao longo destes dois anos buscou ao máximo a valori­zação do Legislativo, assim como de seus representan­tes através de inúmeras ações administrativas na Casa, estando presente no dia-a-dia na Câmara. “Con­sidero importante as obras e melhorias que promove­mos tanto no aspecto físico, quanto político/adminis­trativo da Câmara. Mas o mais importante para mim foi manter contato diário com a população, saber dos anseios e procurar ajudar dentro das minhas possibi­lidades. Isso sim foi muito gratificante”, confessou.

Entre suas principais re­alizações, está o projeto de adaptação do prédio para acomodação dos gabinetes dos vereadores, passando cada um dos dez edis a con­tar agora com sua própria sala, dotadas de computa­dores, internet, impressoras, mesas, cadeiras e acessórios para funcionamento. Além disso, foi responsável pelo projeto de adaptação de sala para realização de reuniões de grande porte, como das Comissões Permanentes, da Comissão de Investigação, reuniões com segmentos da sociedade civil, etc. Pro­moveu a aquisição de equi­pamento de informática, concluindo a implantação total da rede de computa­dores e internet Wi-Fi, bem como promoveu obras de melhorias e conservação do prédio, como a refor­ma dos sistemas elétrico e hidráulico, e a substituição do telhado da secretaria. Importante destacar entre estas melhorias, a adequa­ção do passeio público para fácil acesso de portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida.

No âmbito administra­tivo, foi responsável pela criação e regulamentação de cargos e criação da Lei do Sistema de Controle Interno, o que proporcionou uma es­trutura administrativa mais encorpada. Se voltou tam­bém para os documentos, autorizando a digitalização e melhor organização dos documentos do arquivo. Na área de segurança, ampliou o sistema de monitoramento, inclusive com a aquisição de novas câmeras; promoveu a reforma da Galeria dos Presidentes e Vereadores.

Já no âmbito legislativo, Carlinhos esteve presente em 87 das 88 sessões ordiná­rias, além de sessões solenes e extraordinárias, sempre direcionando os trabalhos, inclusive, fora do expedien­te das sessões para que a Casa andasse de maneira rápida e fosse produtiva. Entre outras matérias, foi autor de 27 Projetos de Lei, 331 Requerimentos e 303 Indicações que resultaram em melhorias para a cidade e sua população.

Zé Branco preparado para a nova empreitada

Vereador mais experiente da atual composição da Câ­mara Municipal de Itapira, com seis mandatos con­secutivos, Décio da Rocha Carvalho, o Zé Branco (PSB), foi eleito novo presidente. Zé Branco reconhece que Carlinhos Sartori fez uma excelente administração, mas espera chegar ao final de 2016 com uma lista de realizações igual ou maior.

O futuro presidente tem várias ideias, mas disse que só vai definir o plano de ação depois de empossado e em reunião com todos os vereadores: “eu quero colocar as minhas ideias, quero ouvir as ideias de todos e só depois disso é que traçarei os próximos passos”. No entanto, Zé Branco declarou que uma iniciativa já está prevista para acontecer, pois já estava planejado pelo Carlinhos e contava com a aprovação de todos os vereadores: a adequação do espaço de estacionamento da Câmara. Segundo o novo presidente a medida visa oferecer esta­cionamento para todos os vereadores para que possam guardar seus veículos, com segurança, e liberar espaço externo para o público que visita a Câmara ou participa das sessões.

Descontrole das últimas sessões

Sobre os acontecimentos das últimas sessões em que ocorreram flagrantes desres­peitos entre os vereadores, o futuro presidente não fugiu do assunto e declarou: “vejo esses embates como nor­mais, sempre que há divisão a tendência é que ocorram discussões acaloradas, faz parte do poder legislati­vo”. Apesar de entender como normais os últimos acontecimentos, Zé Bran­co reconhece que alguns vereadores passaram do ponto e está programando uma reunião para discutir a postura de todos a partir do próximo ano.

Outra medida que o fu­turo presidente pretende implementar é organizar uma cartilha ou distribuir a constituição da câmara para os habituais frequentadores da Casa que insistem em se manifestar durante as sessões e criando o clima para o acirramento dos debates: “é como o cida­dão que assiste ao jogo de futebol e reclama do juiz sem saber sobre quais regras ele está apitando, ou seja, é a manifestação que não leva nada a lu­gar nenhum”. Zé Branco espera que a informação adequada possa conter o ímpeto desses participantes desavisados ou instruídos por alguém que quer ver o circo pegar fogo, mas adverte, se não funcionar, todas as medidas possíveis serão tomadas para evitar os abusos.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

895 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções