Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Outubro de 2020
Notícia
09/02/2015 | Carnavalescos se dizem frustrados com cancelamento dos desfiles deste ano

 

 

Decorrida uma semana do surpreendente anúncio da decisão do prefeito José Natalino Paganini (PSDB) em cancelar o Carnaval, carnavalescos da cidade manifestaram um senti­mento de conformismo com relação à situação criada, não sem antes expressar também um sentimento de frustração. “Vamos ver o Carnaval na TV”, disse o marceneiro Arlindo Cas­telani, principal gestor do tradicionalíssimo Blocodos Bichos.

Castelani, de 69 anos, disse que a ducha de água fria pode acelerar sua dis­posição em passar o bastão para frente. “Eu já havia cogitado diversas vezes em não me envolver nas atividades do bloco de uma forma tão direta. Já temos diversas pessoas mais novas com energia e disposição para continuar o trabalho. Vou pensar nisso mais seria­mente”, avisou. Indagado se o bloco recebeu convite de outras cidades para des­filar, Castelani admitiu que recebeu sondagens neste sentido mas prontamente declinadas. “A mensagem do bloco é diretamente dirigida para o público itapirense. Em outra cidade não faria o menor sentido”, esclareceu.

Um dos dirigentes à frente da organização do bloco Os Bodão, Rômulo Miquelini Rodrigues, 27, disse que uma alternativa seria atender um convite da Prefeitura de Serra Negra, onde poderia fazer uma parceria com a bateria da Escola de Samba Império do Samba (veja box nesta página) mas a negociação havia esbarrado na data e horário propostos. “Nos propuseram desfilar às 22h00 de terça-feira, isto é , encerrando os desfiles. A direção o bloco ficou dividi­da e devemos dar uma res­posta definitiva no começo desta semana”, comentou. Miquelini garante que todos os preparativos estavam prontos. “Tínhamos tudo pronto para o desfile e é claro que ninguém gostou da notícia do cancelamento. Mas, todo mundo entendeu que os motivos anunciados para não termos o Carnaval foram de fato convincentes”, admitiu. Os Bodão, que no ano passado fizeram uma homenagem ao falecido cantor Chorão, do Charlie Brown Junior, escolheu para este ano o tema solidarieda­de. “É uma forma da gente falar do trabalho social que desenvolvemos”, informou.

O mesmo sentimento de frustração e conformismo aba­teu sobre as organizadoras do bloco Rosa Choque e com uma agravante: “Iríamos festejar dez anos de desfiles”,revelou a técnica em enfermagem Zuleika Aparecida da Silva, fundadora e dirigente. Ela contou que o bloco havia escolhido como tema um personagem que fatalmente iria cativar o público de todas as idades, a ‘A Turma do Cha­ves’. Como profissional da área de saúde, Zuleika disse que apoiou sem qualquer restrição o cancelamento em virtude da epidemia de dengue que assola a cidade. “Lamen­tamos muito o fato de não haver desfiles, mas o Paganini agiu com enorme senso de responsabilidade”,afirmou. Indagada de como irá pre­encher o seu tempo durante o Carnaval, a folião arrema­tou: “com toda certeza irei trabalhar”.

Mocidade

Aislan Rossi, 35, disse que a Escola de Samba Mocidade Alegre da Vila Boa Esperança estava com quase tudo pronto. “A gente trabalhou bem quietinho. Tínhamos trabalhado para realizar um grande desfile. Foi uma ducha de água fria em toda a comunidade, mas, conforme já havia dito, de­mos um voto de confiança para o prefeito. Ele sabe bem o que está fazendo”, reiterou. Rossi disse que esta confiança passa ainda pelo cumprimento da promessa de que os gastos feitos serão ressarcidos.

O comerciante Celso Con­rado Junior,38, fundador e era até alguns meses da cú­pula dirigente da Império do Samba. O seu afastamento chegou a gerar boatos de que teria se desentendido com os colegas, prontamente desmentidos por ele. “Não existiu atrito nenhum. Es­tava sobrecarregado, sem muito tempo até mesmo para a família. Não deixei a Império de forma nenhuma. Pelo contrário estava até ajudando nos ensaios. Achei sim, como a maioria dos que gostam e fazem o Carnaval, o cancelamento dos desfiles frustrante. Mas como to­dos, entendi que a decisão foi acertada”, abordou. Ele disse que vai aproveitar o feriado de Carnaval para viajar com a família.

Império agenda participação em Águas de Lindoia

A Escola de Samba Im­pério do Samba também já estava com seu carnaval praticamente pronto, se­gundo informou seu atual presidente Rodrigo Haro, que também é responsável pela bateria da agremiação. Para não esfriar o moral da moçada, Haro disse que o jeito foi programar ati­vidades para exercitar os ritmistas.

A bateria da Império, segundo ele, tem agendada participação no baile do Havaí da Santa Fé agendado para a noite deste sábado. Está previsto ainda para a tarde de hoje, uma apresen­tação filantrópica na Casa de Repouso Aconchego.

A escola agendou ainda participação no Carna­val de Águas de Lindoia ao assinar contrato com um famoso hotel da vizi­nha estância hidromine­ral. Aguardava ainda a confirmação, ou não, da participação do bloco Os Bodão no Carnaval de Serra Negra, com o qual faria uma parceria no desfile. E aguarda ainda confir­mação de convite para o Carnaval de Lindoia, sem ainda saber, conforme revelou, se haverá desfile. “Até onde fomos informa­dos, as autoridades de Lindoia ainda não haviam confirmado o Carnaval”, mencionou.

Sócios da Recreativa terão apresentação exclusiva da Banda do Nheco

O Carnaval da Socieda­de Recreativa Itapirense contará esse ano com uma apresentação especial da Banda Nheco Vai- Nheco Fica, exclusiva para asso­ciados. O show do grupo de palhaços formado por 70 membros está agendado para ocorrerna terça-feira, a partir das 20h00, na sede social. “Após a apresentação do grupo iremos oferecer uma parte do estaciona­mento para que os palhaços possam interagir com as crianças”, prometeu o pre­sidente da Recreativa, José Antônio Camillo, o Japão.

A decisão de levar o Nhe­co para o baile de Carnaval do clube foi tomada depois do anúncio do cancela­mento do desfile de rua promovido pela Prefeitu­ra devido a epidemia de dengue. “Quando ficamos sabendo do fato e também que a banda teria esse dia na agenda vago decidimos convidá-los para abrilhan­tar a nossa programação. Estamos muito satisfeitos com essa novidade e temos certeza que teremos 100% de aprovação de nossos as­sociados”, frisou Japão.

Além dos 70 integrantes, a apresentação deve contar ainda com toda a paraferná­lia que costuma movimen­tar seus desfiles, com sete veículos e outras atrações elaboradas para a diversão de crianças, jovens e adul­tos, além da tradicional e distribuição de brindes como adesivos com a logomarca da banda e apitos. Entre sába­do e segunda-feira o grupo também marca presença nos carnavais de Amparo (sábado a partir das 21h00), Águas de Lindóia ( domingo, 21h00) e se apresentaria também em Monte Alegre do Sul na segunda-feira, mas a Prefei­tura daquele município optou por cancelar os desfiles.

Camilo reiterou que não haverá venda de convites para quem não é associado. A diretoria da Recreativa ga­rantiu ainda que em caso de chuva haverá como recep­cionar os componentes do famoso bloco e do público que pode atingir a casa dos 2.500 participantes entre crianças e adultos. “Temos, com certeza, como aco­modar a todos”, garantiu o dirigente.

 

 

Bailes e matinês

Os bailes de Carnaval da Sociedade Recreativa Itapirense ocorrerão no sá­bado e na segunda-feira a partir das 22h00 com show da banda Transa Samba na sede social. No domingo e na terça-feira o clube promove matinê para as crianças a partir das 15h00, sendo que no último dia também haverá o concurso de fan­tasias e entrega de troféus, assim como tem ocorrido nos últimos anos.

A entrada é gratuita para associados e existe a venda de ingressos para visitantes que começa na próxima segunda-feira, na secretaria do clube e só poderá ser realizada mediante apre­sentação de um associado. Informações sobre valores e esclarecimento de outras dúvidas pelo telefone (19) 3813-5010.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

836 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções