Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
27/08/2014 | Casa das Artes

Análise de filme é realizada na Casa das Artes

Aconteceu no domingo, 24 de agosto, uma análise estética e simbólica do filme Corpo Fechado, do diretor indiano M. Night Shyamalan.

É o segundo evento da série de estudos proposta pelo analista Eduardo Albertino a ser realizado na Casa das Artes e o ciclo de estudos da obra de Shyamalan será concluído ainda este ano, com a análise do filme: Sinais.

O público presente, apesar de representar um pequeno grupo, acompanhou com interesse as observações e comentários simultâneos que foram sendo feitos ao longo do filme e em pausas para análise. Ao final da apresentação, uma convicção geral marcava o fim da tarde: a de que passaria a ser impossível aos participantes assistirem a um filme novamente sem ativar um olhar de maior profundidade, transpassando a história para alcançar a riqueza de uma obra da sétima arte, que é o cinema.

  

O Grupo de Choro “Desenhando” se apresenta na Casa das Artes

Os músicos Paulinho Marciano, no pandeiro; Jairo Ribeiro, no cavaquinho; Fefê Corradini, na flauta transversal e Rafael Schimidt, no violão, abrilhantaram a noite de sexta, dia 22 de agosto, em show na Casa das Artes.

Com uma apresentação descontraída e repertório agradável, intercalando peças  conhecidas com outras de autoria própria, o grupo agradou o público presente, mesclando ainda interpretações de canções da MPB ao violão, por Rafael Schimidt, e até uma sertaneja de raiz, em dupla com Jairo Ribeiro. 

Essa diversificação enriqueceu ainda mais a apresentação ao valorizar a música brasileira, que é o grande destaque do grupo, confirmando o título do seu 1º álbum, lançado em 2013: “Desenhando – Música Instrumental Brasileira”, que pôde ser adquirido pelos interessados ao final do espetáculo.

No dia 26 de outubro próximo, o grupo volta a Itapira para se apresentar pela Casa das Artes que lança seu novo programa, o “Projeto Coreto”, que leva música instrumental ao Parque Juca Mulato nas manhãs, sempre às 10h, do último domingo de cada mês.

A Casa das Artes é uma associação cultural sem fins econômicos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapira, e do Governo Estadual por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), tendo como patrocinadores Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Micropack, Allevard, além da assessoria da Direção Cultura e do apoio da LSO informática

Projeto Coreto é lançado pela Casa das Artes

Em todo último domingo de cada mês, passam a acontecer apresentações artísticas no coreto do Parque Juca Mulato, como novo programa desenvolvido pela Casa das Artes, O “Projeto Coreto”. Apenas no mês de dezembro a data será antecipada para o 1º domingo, dia 07, devido aos compromissos da associação com os eventos natalinos.

A Banda da Casa das Artes abrirá a série de apresentações, no dia 31 de agosto. Na sequência, no dia 28 de setembro, se apresentará o Grupo de Sax da Casa das Artes, formado por professores, monitores e alunos.

Em outubro o grupo de choro Desenhando volta a se apresentar em Itapira, realizando o Projeto Coreto no dia 26.

Dobrados e Marchas, em novembro (dia 30), busca resgatar a sonoridade das bandas de coreto como eram antigamente, numa montagem formada pelos próprios professores e alunos da Casa exercitando a prática de “Som de Banda”.

E a última apresentação da série, dia 7 de dezembro, brindará o público com um concerto de Natal, abrindo o mês comemorativo, que posteriormente será preenchido na cidade com as tradicionais Cantatas.

A Casa das Artes é uma associação cultural sem fins econômicos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapira, e do Governo Estadual por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), tendo como patrocinadores Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Micropack, Allevard, além da assessoria da Direção Cultura e do apoio da LSO informática

Apresentação de Batutinha encerra a 33ª Semana Juca Mulato

Os alunos do Ensino Fundamental das escolas que funcionam em período integral, participantes do Projeto Batutinha, apresentaram-se no Parque Juca Mulato no último sábado, dia 23, em evento de encerramento da 33ª Semana Juca Mulato.

Cerca de 80 crianças formaram um coro animado e dinâmico, integrando às canções percussão corporal intensificando o ritmo, o que se deu de maneira especial na canção que encerrou a apresentação, Maracangalha, de Dorival Caymmi.

As crianças voltam a se apresentar no dia 24 de outubro, durante o desfile em comemoração ao aniversário da cidade.

A Casa das Artes é uma associação cultural sem fins econômicos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapira, e do Governo Estadual por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), tendo como patrocinadores Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Micropack, Allevard, além da assessoria da Direção Cultura e do apoio da LSO informática.  

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

668 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções