Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
31/08/2014 | Casa do Pão se torna ponto de encontro de inúmeras bordadeiras da cidade

 

 


A entidade assistencial Casa do Pão, localizada na Vila Ilze, embora o nome sugira uma atuação voltada para solucionar a questão da carência alimentar dos mais necessitados, a verdade é que nestes 17 anos vive um momento de efervescência por conta da presença quase que diária de muitas voluntá­rias que oferecem um outro tipo de assistência voltada para pessoas que gostam de exercitar seus dotes na confecção de tecidos à base de tricô, crochê, pintura e outros tipos de bordados.

Na tarde de terça-feira, 26, o clima no local era de muito trabalho. Lado a lado, orientadoras e alunas compar­tilhavam material de consumo e até maquinário. Ana Maria Jesus Fagundes Santos, 30 anos, moradora na Vila Ilze era uma das que ajudavam no trabalho de orientadora. Ela ensina crochê e bordado e contou que frequenta o local há vários anos. “Tudo que aprendi vim aperfeiçoar aqui e hoje ensino”, disse. Ela fala que o trabalho ajuda a distrair a cabeça. A aposenta­da Maria Dolores, moradora no Centro, era uma das que estavam recebendo aula. Ela reafirmou o aspecto lúdico da atividade: “Para mim isso aqui é uma terapia”.

A aposentada Vera Lúcia Duzzi frequenta o local há 13 anos e se sente gratifi­cada em poder repassar seus ensinamentos. Ao lado de Filomena Prado, ajudava a principiante a pegar o jeito de fazer um tipo de enfeite no tecido que chama de ‘broia’. “Exis­tem muitos segredos que a gente vai passando para quem se interessa. É uma forma de preservar uma forma de artesanato que vai se tornando cada dia mais rara”, deduz.

A aposentada Josephi­naPretel Job, que atuou na fundação do local, percorre todas as instalações de olho em tudo o que se passa. Ela conta que se sente muito gratificada ao observar to­das as dependências reple­tas de atividades realizadas pelas frequentadoras. Ela lista uma série de benefícios que a atividade rende para as praticantes. “Ajuda na renda doméstica, preenche o tempo com coisa útil e até serve para combater a depressão”, atualiza. Os ganhos com a venda dos trabalhos são revertidos para as próprias borda­deiras.

Social

Dona Josephina listou ainda diversas outras ações que a entidade desenvolve para a população carente, com destaque para aco­lhimento de crianças que recebem além da atenção básica voltada para brinca­deiras e alimentação, até reforço escolar. Ela fala ainda com muito orgu­lho do trabalho feito com gestantes que aprendem também a fazer o enxo­valzinho do bebê, além de dicas importantes para o período de gravidez e também após o parto. “Ensinamos como cuidar direitinho do bebê”, disse toda orgulhosa.


Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1339 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções