Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
05/11/2014 | Casos de dengue no estado do Rio caem 97%
 Desafio Brasil (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Soltura de mosquitos Aedes aegypti portadores da bactéria Wolbachia na comunidade Tubiacanga, desenvolvidos pela Fiocruz para o Programa Eliminar a Dengue: Desafio Brasil Fernando Frazão/Agência Brasil

Os casos de dengue no estado do Rio caíram 97%, quando comparados os dados de janeiro a outubro deste ano com os do mesmo período de 2013 ? o que representa a maior queda da doença no país em 2014. De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alexandre Chieppe, esse é um dos menores índices da série histórica da dengue no estado.

"O resultado comprova uma maior mobilização dos municípios e da população para eliminar as larvas do Aedes aegypti nos domicílios. Além disso, fatores climáticos, como o baixo índice de chuvas e a imunização da população para os principais sorotipos circulantes também favoreceram para a queda?, avaliou.

A secretaria de Estado de Saúde registrou até o dia 11 de outubro, 6.859 casos de dengue em todo o estado. Também foram confirmados oito óbitos: em São Gonçalo (1), São José do Vale do Rio Preto (1), Vassouras (1), Rio de Janeiro (1) e Campos dos Goytacazes (4). Em 2013, foram notificados 212.231 casos e 39 óbitos.

Alexandre Chieppe informou  ainda que a Vigilância Epidemiológica já iniciou as ações de enfrentamento para a entrada do vírus Chikungunya no estado. Em outubro, a Comissão Intergestores Bipartite, colegiado formado por representantes dos municípios e da Secretaria de Estado de Saúde, aprovou a incorporação das ações de controle e prevenção da chikungunya ao plano de combate à dengue. O resultado já foi encaminhado ao Ministério da Saúde para sua homologação. Agora, os municípios têm até o dia 30 de novembro para padronizar o plano de contingência e controle das duas doenças.

De janeiro a outubro, a Superintendência Epidemiológica e Ambiental da SES confirmou seis casos da chikungunya no estado. Todos foram diagnosticados em pessoas com registro de viagem internacional recente para países onde ocorre a transmissão e, portanto, contaminadas fora do país.

Editor Talita Cavalcante

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-11/rio-tem-maior-reducao-dos-casos-de-dengue-neste-ano

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1239 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções