Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
26/01/2015 | Centenário de fundação do Lar São Vicente de Paulo mobiliza colaboradores

A direção do Lar São Vicente de Paulo elabo­rou uma programação eclética para assinalar a passagem dos cem anos da instituição, cuja data comemorativa é o dia 27 de janeiro. Segundo o atual presidente, Flávio Anízio Pavinatto, os preparativos agendados para próxima terça-feira são na verdade o pontapé inicial de uma série de eventos que será realizado ao longo deste ano como parte dos festejos do centenário.

A primeira atração do dia fica por conta de um almoço especial elaborado com massas por Sergio Magnusson , que irá brindar todos os 140 idosos aten­didos. No período da tarde está previsto um coquetel para convidados, às 16h00, e, às 19h00, missa campal celebrada por padre Tarlei Navarro, titular da Igreja Matriz de Santo Antonio. Era aguardada ainda a visita do bispo de Amparo, D. Pedro Carlos Cipollini. Mas, em função de um congresso que está sendo realizado em Brasília com todos os bispos brasileiros, ele não poderá comparecer.

Após a missa será corta­do um bolo de 100 quilos que será confeccionado pela equipe da cozinha que atende ao Lar. Para­lelamente será levada a Noite da Sobremesa, uma iniciativa da dona de casa e tradicional colaboradora da instituição, Ana Lúcia Sartori Miranda. Ela contou que vem se empenhando de uma maneira muito especial para o evento. “A celebração do centenário do Lar é um acontecimen­to marcante e como tal merece de nossa parte toda colaboração possível”, afirmou.

Ana Lúcia Miranda listou uma enorme relação de donas de casa da cidade, todas do seu círculo de amizade, que segundo ela já se prontificaram em cola­borar. “Não tenho ainda um número exato de quantos pratos doces de salgados iremos conseguir, mas posso garantir que serão muitos, todos saborosos e deliciosos”, relatou. Ain­da segundo informou, ela vai repetir uma iniciativa que encampou há cerca de 40 anos, realizada nas dependências do antigo Cine Paratodos. “Também naquela oportunidade fi­zemos um evento parecido para ajudar o Lar e foi o maior sucesso”, encerrou.

O bancário aposentado Aldo Piva, 82, outra pessoa com enorme contribuição em prol do Lar contou que está muito ansioso em par­ticipar dos festejos. “Ainda não recebi convite formal. Mas se não receber, vou assim mesmo”, disse. Ele relembra que ao lado da esposa Lurdinha trabalhou muito tempo para garantir condições essenciais de atendimento ao público alvo. “Era comum irmos para a zona rural pedir man­timentos e a generosidade do itapirense respondia com uma quantidade acima daquilo que solicitávamos. Era uma beleza”, recordou.

O cirurgião-dentista aposentado Luiz Carlos Pires de Carvalho, 87, foi dirigente do Lar no início da década de 70, quando o presidente era Ransey Redondano. Ele se re­corda que foram tempos de muito trabalho para melhorar as condições do atendimento. “Quando assumimos a gestão era visível a necessidade de um atendimento mais humanizado. Dentro das possibilidades e contando sempre com a generosida­de de nossa comunidade, fomos avançando pouco a pouco nesta direção. O fato do Lar São Vicente ser hoje uma entidade modelar se deve ao trabalho realizado por diversas pessoas ao longo destes anos todos. É uma entidade que sempre recebeu a devida atenção dos moradores da cidade”, comentou.

Em sua experiência pessoal vivenciando os problemas do dia-a-dia da entidade, Carvalho relata que ao lado da satisfação em poder contribuir para a efetiva melhoria das con­dições de atendimento, conviviam situações tristes. “O que mais me doía eram os casos de pessoas com­pletamente abandonadas por parentes dentro da instituição”, refletiu. Ava­liando todo este contexto, Carvalho se disse a festa do centenário é mais do que especial. “Uma efe­méride desta importância nos lembra que a vida é efêmera. A gente imagina que nunca vai chegar data do centenário e quando vê, está aí diante de nós”, filosofou.

Mobilização

O atual presidente do Lar São Vicente de Paulo, Flávio Pavinatto, infor­mou que o sentimento de ansiedade demonstrado por muitas pessoas que colaboram com a entidade com os festejos do cente­nário contagia também os diretores e funcionários. Ele explicou que toda a diretoria vem se empe­nhando em promover um evento marcante e inesquecível, com uma mobilização intensa de recursos para que toda comunidade - católica ou não - participe de for­ma intensa dos festejos. “Trata-se de um evento que de certa forma mexe com toda nossa comuni­dade. Especialmente para nós todos que dedicamos nossas energias para a manutenção e o funciona­mento da nossa entidade do coração, festejar seu centenário é algo marcante e histórico”, concluiu.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1356 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções